terça-feira, 24 de dezembro de 2013

O QUE A FAMA FEZ COM SALOMÃO?

O que houve com Salomão, filho e sucessor do rei Davi, faz pensar. Começou seu reinado matando seu irmão Adonias, que lhe tentara usurpar o trono. Matou, também, outros poderosos do reino. Disciplinou Israel e levou o reino à segurança, à riqueza e ao esplendor.
Foi considerado um dos homens mais sábios de todos os tempos. Discursava sobre qualquer assunto. Reis, rainhas e pensadores vinham vê-lo. Países queriam fazer pacto com ele.
De certa forma, foi o rei dos reis no seu tempo. Pediu sabedoria, mas parece que não a utilizou por muito tempo. Construiu um templo rico e maravilhoso para Deus, de trinta metros de comprimento por dez metros de largura e quinze de altura. Mas para si fez um palácio maior: tinha cinqüenta metros de cumprimento, vinte e cinco de largura e quinze de altura. E era mais rico do que o templo que erguera para Deus.
Parece que gostou muito de ser rico, poderoso e famoso. E foram os demônios do orgulho, do poder, da fama, da riqueza e do prazer que o levaram ao erro. Além de ter feito para si um palácio maior do que o templo de Deus, matou quem o indignava, teve mil mulheres das quais setecentas rainhas e trezentas concubinas, nadou em riqueza, afogou-se em prazeres e acabou na idolatria influenciado pelas mulheres estrangeiras.
O sábio e santo que fizera um templo para Deus, dera a paz e a riqueza ao povo e que pelo menos duas vezes disse ter visto o Deus verdadeiro, acabou adorando falsos deuses e abandonando tudo o que ensinara. Dinheiro, fama, poder e prazer o afastaram do caminho! Sobre ele se pode aplicar o pensamento de Jesus: De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se depois acaba perdendo sua alma?..

Nenhum comentário:

Postar um comentário