domingo, 22 de dezembro de 2013

NADA ESTÁ DECIDIDO.

Dotado de uma inteligência acima da média e uma vontade enérgica, ele tinha tudo para vencer na vida. Mas os fatos estavam contra ele. Aos 31 anos, viu seu pequeno estabelecimento comercial ir à falência. No ano seguinte tentou a carreira política como deputado, mas foi derrotado. Tentou de novo o comércio, mas mais uma vez quebrou. Um ano depois aconteceu uma tragédia familiar, com a morte da esposa. A perda motivou um colapso nervoso. Por alguns anos a apatia apoderou-se dele, mas, aos 46 anos, disputou a eleição para a prefeitura de sua cidade. Para variar, perdeu. Nos dez anos seguintes disputou - e perdeu - quatro eleições, sendo a última para Senador. Aos 60 anos, em 1861, foi eleito presidente dos Estados Unidos. Seu nome: Abraham Lincoln.
Hoje ninguém comenta seus fracassos. Lincoln é lembrado como um dos maiores estadistas da história norte-americana e mundial. Evitou a divisão do país em dois Estados - Guerra da Secessão - e comandou a libertação dos escravos.
A vida não é aquela que sonhamos, mas aquela que acontece de verdade. Ela tem luzes e sombras, sucessos e fracassos, alegrias e tristezas. A vida não é feita de sonhos, mas daquilo que fazemos quando nossos sonhos não dão certo. E, por isso, ela deve ser vista no seu conjunto. Ninguém vai comer algumas colheradas de fermento, nem engolir dois tabletes de manteiga, duas xícaras de farinha e 30 gramas de sal. Mas é com esses ingredientes que se faz um bolo.
Milhares de peças não servem para nada, a não ser quando formam um conjunto harmonioso que chamamos relógio. Assim é a vida. Um momento pouco significa, vale o conjunto dos momentos, vale a direção que assumimos. Vale o que vem depois.
Desanimado, sem motivações para viver, em virtude da morte de um filho, um empresário isolou-se do mundo. Um dia, um amigo levou-o para o ponto mais alto da cidade e comentou com ele: ali vivem dezenas de milhares de pessoas, todas elas têm alegrias, tristezas, problemas e desafios. Você não é a única pessoa que enfrenta um momento difícil. Olhe para frente, deixe que as lágrimas sequem, deixe que o sorriso volte, retome as rédeas de sua vida. Você tem muito ainda a fazer, tem muitas razões para viver.
Todos conhecemos a utilidade do espelho retrovisor. Precisamos dele, de vez em quando. Mas o bom motorista olha, sobretudo, para frente. O passado é sempre uma referência útil, mas não a única. Um sacerdote morreu de repente, aos 81 anos. Em seu bolso estava uma frase escrita do próprio punho: a melhor parte da vida é aquela que está pela frente. Essa é a lógica do Evangelho. O passado não é mais nosso, o futuro está nas mãos de Deus; nosso, inteiramente nosso, é o presente. E o tempo é um dom, um presente de Deus. Hoje é o primeiro dia do resto da vida. Hoje é a possibilidade de recomeçar, a partir do ponto onde estamos, seja qual for. Que o diga Abraham Lincoln.

Nenhum comentário:

Postar um comentário