quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O BEM, UM DIA, SERÁ O GRANDE VITORIOSO

Ao receber o diagnóstico de que deveria fazer cirurgia de catarata, ficou um pouco apreensiva. Ouviu opiniões diversas. Por fim, criou coragem e marcou a intervenção cirúrgica. Alegrou-se ao saber que não precisava de internação. Era um procedimento ambulatorial. Ao voltar para casa, ainda no caminho, começou a observar que a cor da casa dos vizinhos estava mais viva. Não lembrou, naquele momento, que eram seus olhos que estavam tendo uma visão mais nítida. Ao livrar-se da catarata, o olhar voltou a captar a naturalidade das cores.
Ouvindo relatos, pontos de vista, percepções pode-se deduzir o ângulo que algumas pessoas utilizam para fazer uma leitura da realidade. Não são poucas as pessoas que se limitam a ver apenas o negativo. Para estas, não existe o colorido. Tudo é muito cinzento, tendendo ao opaco. Se for necessário ampliar a cosmovisão, as catástrofes e o fim do mundo são descritas nos mínimos detalhes. Dificilmente pontuam o positivo. E quando o fazem, é de forma rápida e sintetizada.
O mundo está repleto de acertos e de maravilhas. Evidente que há também desacertos. Mas nada desesperador. Se for possível corrigir algumas falcatruas e injustiças e se frearmos o materialismo, teremos chance de viver com serenidade, num ambiente fraterno. O bem, um dia, será o grande vitorioso, pois é capaz de inspirar paz à interioridade humana. O ponto de partida para este novo tempo está atrelado ao modo como olhamos a realidade.
É urgente extirpar a ‘catarata’ do pessimismo, da indiferença e da inveja, que tem cegado muitos olhares. Talvez esfregando os olhos, como se fazia na infância, ao levantar, já ajude a ver a tonalidade da esperança presente em tantos gestos. A vida precisa ser acolhida e contemplada, com um olhar diferenciado. Há tantos sinais de solidariedade, são tantos voluntários engajados na construção de um mundo novo. Evidente, alguns não querem ver. Preferem continuar achando que ‘tudo está perdido’.
Novos tempos aguardam por novos olhares. Não se trata de ficar cego para o que ainda necessita de transformação. O olhar crítico qualifica a existência e permite transparência. Porém, nada mais significativo do que a habilidade de olhar com o coração e perceber que há um colorido de esperança em todos os recantos do universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário