quinta-feira, 26 de agosto de 2010

UMA VERDADE INTERESSANTE ENVIADA POR UM LEITOR DO BLOG

Para que servem as mídias? Para informar e permitir a formação das opiniões, dizem. Ultimamente, quanto menos leio jornais e revistas, menos acesso tenho às programações das rádio, e menos ainda às das emissoras de TV, mais informado e capacitado me torno para formar minhas próprias opiniões.

Isso pode parecer um contrasenso, mas é exatamente o que tem acontecido. Posso não estar informado sobre mexericos do cotidiano, mas asseguro que estou informado sobre os aspectos mais importantes. Motivo? O que é importante se faz perceber no cotidiano.
As Itaocas da vida costumam ter seu próprio jornal, e é o único veículo de informação sobre o qual os itaoquences formam oficialmente as suas opiniões. Interessante notar que o jornal de Itaoca publica o que todos já sabem, mas os itaoquences por ele esperam como se contivesse alguma novidade. Igualmente instigante são as publicidades: "Farmácia Itaoca". Só tem uma farmácia, mas mesmo assim lá está a sua publicidade. Mensagens do executivo e do legislativo municipal, e outras propagandas políticas disfarçadas de notícias.
Não há nenhuma dúvida que as fotos dos aniversariantes, nubentes e "notáveis" lá estão estampadas em troca de algum punhado de dinheiro. Bem, é disso que o jornal sobrevive, pois sua distribuição é gratuita.
Não tem nada para ler, nenhuma novidade, nenhuma linha que possa exigir algum esforço para pensar, mas todo mundo lê. Lê e comenta, o que é ainda mais gozado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário