segunda-feira, 9 de agosto de 2010

MODERAÇÃO AO COMER É A MELHOR SOLUÇÃO

Por medo da gordura saturada, sempre relacionada ao aumento de problemas cardiovasculares, as pessoas estão comendo alimentos em versão light, excluem óleos e acabam tendo problemas de saúde por tomar essa atitude. É a fobia moderna de engordar e enfartar. Agora, pesquisas mostram que a gordura saturada não é a grande vilã da alimentação. Carne, ovo e outros alimentos foram redimidos, quando consumidos com bom senso e acompanhados de outros produtos.

Até mesmo a manteiga não se mostra maléfica quando consumida com moderação. Um trabalho do Instituto do Coração (Incor, sediado em São Paulo), com 66 pacientes mostrou que o consumo de uma colher de sopa de manteiga por dia não eleva as chances de acidente vascular. Para os pesquisadores do Incor, os grandes problemas são a alimentação desequilibrada e a forma como a gordura foi sendo substituída.
“A população entendeu a gordura saturada como o grande vilão e abusou do açúcar. Mas há muitos vilões”, observa o cardiologista Daniel Magnoni, diretor do serviço de nutrologia do Incor. “É o estilo de vida que conta para a saúde”, declara. O excesso de carboidratos pode causar aumento de peso, intolerância à glicose e aumento dos níveis de triglicérides, também relacionados a doenças do coração.
O indicado é consumir de 20% a 30% do total calórico por dia em gorduras. Dessa proporção, as gorduras saturadas devem compor até 7% do total de calorias ingeridas no dia, cerca de 15 gramas. O restante pode ser composto por gorduras mono e poli-insaturadas. Isso equivale ao consumo diário de duas a três colheres de sopa de azeite colocadas na salada e de uma xícara de chá de nozes.

As gorduras mono e poli-insaturadas são conhecidas por reduzir os níveis de triglicérides e aumentar o de HDL.
Conforme as últimas pesquisas, a pessoa pode comer sem medo um pedaço de picanha sem gordura de 150g que tem 6,45g de gordura saturada, ou alcatra (150g/2g), peito de frango (150g/0,66g), 1 colher de manteiga (14g/7g), leite integral (250ml/4,5g), creme de leite (1 colher/25g/4g), biscoito cream craker (6 um/3g), ovo cozido (1 un/1,5g) e 1 colher de maionese (14g/0,6g).

Nenhum comentário:

Postar um comentário