segunda-feira, 9 de agosto de 2010

NOTICIAS DE HORIZONTINA

VÁRIOS INVESTIMENTOS PARA MELHOR ATENDER A COMUNIDADE

A Secretaria Municipal de Saúde de Horizontina está realizando várias ações para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população. Segundo o secretário Nilton Garcia da Silva, os recursos que estão sendo investidos são para setores diferentes. Frisou que cada setor tem o recurso legal para ser investido. De acordo com Garcia, os recursos para renovação da frota são de um setor, para aquisição do terreno para a nova sede são de outro e para compra de medicamentos de outro. Explicou que as pessoas não devem confundir estes pontos, uma vez que não tem como comprar medicamentos com recursos que legalmente devem ser destinados para outros investimentos. Estes investimentos, segundo o secretário, são necessários, uma vez que os veículos novos adquiridos são fundamentais para o transporte de pacientes para os grandes centros.


SAÚDE COM NOVA FROTA DE VEÍCULOS PARA SERVIR A COMUNIDADE

O Secretário Nilton Garcia da Silva afirmou que foram investidos cerca de 250 mil reais para aquisição dos 6 veículos novos para a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o secretário, foram comprados 3 automóveis, Renault, 1 Doublô, e 2 VANs. Ele destacou a importância do trabalho que estes veículos irão desenvolver no transporte de pacientes para os grandes centros, quando há necessidade de realização de exames especializados. Garcia disse que são três pontos importantes que devem ser observados para atender os pacientes:conforto, segurança e dignidade, acrescentando que com estes veículos novos é possível atender desta forma à população.


SECRETARIA DA SAÚDE PROCURA TERRENO PARA A NOVA SEDE
O Secretário Nilton Garcia Silva afirmou que após a autorização para o repasse de R$ 160 mil reais, feito pela Câmara de Vereadores, para a compra de um terreno, que servirá para adquirir nova sede para a secretaria, sua equipe está em busca deste local. Frisou que vários contatos estão sendo feitos, afim de viabilizar a compra de um terreno em uma região bem localizada, próximo ao centro da cidade. Garcia disse que são três etapas que devem ser cumpridas a partir de agora, após esta garantia dos recursos ter sido assegurada pela câmara: a primeira etapa é a aquisição do terreno, segunda etapa a elaboração do projeto para edificar a obra. Lembrou que a secretaria já possui recursos na ordem de R$ 30 mil, afim de realizar o projeto, logo após adquirir o terreno. A terceira etapa é colocar os recursos no Orçamento de 2011 e ir em busca de emendas parlamentares, bem como de outras fontes dos Governos Estadual e Federal. Após isto, será dado inicio na obra.


EMPRESA CARPENEDO VENCE LICITAÇÃO PARA A OBRA DO ANEL VIÁRIO

Foi realizado na manhã desta segunda feira dia 09 de agosto, a abertura das propostas para contratar a empresa que vai executar as obras do contorno viário de Horizontina.  A empresa Carpenedo e Cia Ltda de Santa Rosa, que terá um prazo de 12 meses para executar os trabalhos. O valor do contrato será de 8 milhões, 552 mil, 590 reais e 78 centavos. O   próximo passo agora, é a desapropriação das 21 áreas que serão atingidas com a obra. O contorno viário terá um trecho de cerca de 8km, desde a saída para Tucunduva na ERS 305, até a ERS 342, proximidades do Sindicato dos Metalurgicos, com o objetivo de retirar o trânsito de veículos pesados do centro da cidade. O Municipio encaminhou pedido junto ao DAER para um aditivo de recursos para a obra, uma vez que o DAER entende que o projeto precisa ser ampliado.


SOMENTE 22% DOS ELEITORES PARTICIPARAM DA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR

3.216 eleitores compareceram às urnas no último sábado dia 07, na eleição para escolher os novos conselheiros tutelares de Horizontina. De acordo com a presidente do COMDICA- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Janete Schwingel, no município há 14.484 eleitores aptos a votar, conforme dados fornecidos pelo Cartório Eleitoral. Foram eleitos Marcos Hirt com 716 votos, Darci Dornelles com 473 votos, Vilmar Pinheiro com 414 votos, Antônio Cezar Castro com 389 votos e Carmen Corso com 353 votos. Na suplência ficaram Dileta Klein com 238 votos, Ana Denise Strapasson com 218 votos, Jussenara de Lima com 195 votos, Noeli Abeling com 153 votos e Claudia Pech com 60 votos. Os novos conselheiros tutelares assumem dia 01 de fevereiro de 2011.
QUINTA-FEIRA ENCERRAM INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PEDREIRO EM HORIZONTINA


A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e a Agência do Sistema Nacional de Empregos-SINE, através do Programa Oportunidades RS, está disponibilizando cursos gratuitos para á população interessada. Ainda há vagas em Horizontina para o curso para pedreiro, que será ministrado a partir da próxima segunda feira dia 16 de agosto. As inscrições devem ser feitas junto ao SINE local, mediante apresentação de documentação. Para ter direito a inscrição basta ter mais de 16 anos. As aulas serão ministradas junto á Biblioteca Pública Municipal e a parte prática diretamente nas obras. O objetivo é de qualificar e preparar os trabalhadores para o mercado de trabalho.


AINDA HÁ VAGAS PARA EMPRESAS INTERESSADAS EM TREINAMENTO DO PROGRAMA APRENDIZAGEM

Cursos profissionalizantes para empresas, através do SENAC de Santa Rosa. A Lei de Aprendizagem - 10.097, apesar de ser desconhecida por algumas empresas, obriga os estabelecimentos que tenham pelo menos 7 (sete) empregados, a contratar aprendizes, em que, no descumprimento desta, a empresa fica sujeita à multa. As micro e pequenas empresas embora não sejam obrigadas, também podem contratar aprendizes. Assim sendo, o SENAC – Santa Rosa disponibilizará cursos profissionalizantes inteiramente gratuitos as empresas interessadas, ficando a cargo da empresa apenas a bolsa aprendiz (meio salário da categoria). Cabendo ao município providenciar a estrutura para o desenvolvimento do curso. Para tanto é necessário abrir no mínimo 25 vagas para alunos menores aprendizes no município.O Aprendiz é um programa voltado para os alunos, com idade entre 14 e 24 anos, e tem o objetivo promover a inserção social por intermédio da capacitação de jovens de baixa renda. Ao contratar, a empresa garantirá aos aprendizes a oportunidade de aprender uma profissão e de colocá-la em prática. Além de cumprir com a cota obrigatória estipulada por lei, tanto o adolescente quanto a empresa são beneficiados, já que a última tem o beneficio de contribuição de FGTS, 2% no lugar de 8%, além de poder estar investindo nos seus futuros profissionais, ainda contribui com a renda familiar do adolescente. As empresas interessas deverão contatar o SINE/FGTAS Horizontina.


MAIS DE 50 PONTOS DE ESTACIONAMENTO PARA MOTOS NO CENTRO DA CIDADE

Foram instalados mais de 50 pontos para estacionamento de motos na Rua Uruguai no centro de Horizontina. Segundo o Diretor Municipal de Trânsito, Rui Barbosa, estes pontos foram colocados para que os motociclistas, posam ter seu local adequado de estacionamento. Ele observa que em várias ruas da cidade estão sendo observados estes e outros pontos de estacionamento privativo para motos.


CENTRO DE COMPRAS ZALESKI PROMOVE CICLO DE PALESTRAS
O Centro de Compras Zaleski estará promovendo um ciclo de palestras tendo como maior foco o público da terceira idade. Para o dia 27 de agosto no centro de Convivência da Terceira Idade, será abordado o tema Os benefícios de uma boa alimentação para combater colesterol, diabetes e hipertensão. A palestrante é Angélica Margarida Magalhães, Doutora em agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com PDEE em Saúde Coletiva na Universidad de Zaragoza, Espanha,2010. Atualmente é nutricionista da Prefeitura de Florianópolis SC, tendo implantado e coordenado o Programa Saúde na Escola. Ela é professora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Paranaense.







Nenhum comentário:

Postar um comentário