terça-feira, 17 de agosto de 2010

AUTORES & AUTORES

Os intelectuais do tempo presente estão, salvo exceções, integrados ao sistema simbólico e material do capitalismo ocidental. Produzem, mais do que em qualquer outra época, para o mercado. Sem acesso a este, tendem a ter seus textos mofando nas antigas gavetas que serviam para guardar papéis e nas memórias de massa dos computadores. Há quem se contente em atingir um número pequeno de pessoas. Este valorizará o que ler e, possivelmente, fará aduções significativas às reflexões que irão incorporar aos seus saberes. Tal como o professor que dá uma aula e espera que os alunos usem o que ouviram nas suas vidas, o autor é alguém que, sendo ético, deseja profundamente ter aberto perspectivas e novos horizontes.

Para um autor sério, é uma vitória ser lido por mil ou mais pessoas. Isto significa que não perdeu seu tempo e o que escreveu despertou a curiosidade de leitores que irão multiplicar suas idéias. Ele não pode mudar determinações sociais que formam a massa de leitores. Elas são muito mais fortes do que qualquer autor. Se o que ele escreve é matéria complexa, que exige outros conhecimentos para ser compreendida, é natural que não muitos o leiam. Seria estranho se acontecesse ao contrário. O que importa é que ele tenha penetrado em algumas consciências e despertado o desejo de compreender mais e melhor os temas abordados.
Os livros e blogs que divulgaram idéias que resultaram em mudanças substantivas foram, pelo menos inicialmente, lidos por poucos. Em alguns casos, jamais alcançaram um grande número de leitores. Mas, as idéias ali existentes foram desenvolvidas e multiplicadas pelos seus sucessores e discípulos. Tudo isto já é uma glória para quem escreve, repetindo, com seriedade. Não há receita contra os modismos. Eles aparecem e desaparecem como o dia e a noite. Muitos saem dos livros e chegam às grandes mídias. Os que aderem aos mesmos, não raro, jamais acessaram às idéias originais gravadas nos volumes impressos. Repetem o que ouviram sem saber exatamente o que estão dizendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário