quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PRODUTORA COBRA E MERECE RECONHECIMENTO

Ela produz metade dos alimentos do planeta e é guardiã do conhecimento agrícola popular
As mulheres sempre participaram intensamente das atividades agropecuárias. No decorrer da história, ocuparam diferentes papéis no setor, embora não fossem detentoras de mais poder que os homens. Na estrutura de produção familiar, geralmente trabalham na pecuária leiteira, na produção de hortaliças, nas agroindústrias artesanais, tais como as de farinha, doces e queijos, além de serem arregimentadas para as colheitas.
As mulheres, muitas vezes esquecidas e relegadas a um plano secundário, têm, no entanto, importância capital na defesa da terra. São elas, geralmente, as principais transmissoras do conhecimento tradicional agrícola e os sustentáculos do modo de vida rural. Segundo a FAO, existem no mundo mais de 1,6 bilhão de agricultoras. Não obstante, possuem só 2% da propriedade da terra e recebem 1% dos créditos destinados à agricultura - no Brasil são 10% e cerca de 600 mil estabelecimentos de agricultura familiar são dirigidos por mulheres.
As agricultoras são as responsáveis por metade da produção mundial dos alimentos. Produzem de 60% a 80% dos alimentos dos países em vias de desenvolvimento. São elas as responsáveis pela produção dos principais bens alimentares (arroz, trigo, milho - representam até 90% dos alimentos consumidos pelos povos das zonas rurais). A contribuição feminina para a produção de outros produtos, como legumes e hortaliças, é ainda maior - especialmente por causa da mão-de-obra na Ásia.
São as mulheres camponesas, fiéis representantes da economia doméstica, e responsáveis pela saúde familiar em metade do planeta, que colhem as ervas medicinais (segundo a ONU, 80% da população mundial utiliza a herborística tradicional), que se têm mostrado mais resistentes às biotecnologias transgênicas e à agroquímica. São elas também as grandes depositárias da biodiversidade botânica. Isso faz delas as principais protagonistas do sustento e evolução da variedade genética, reconhece a FAO.
Brasil - No Brasil, aponta o Censo 2006, o número de pessoas ocupadas na agricultura é de 12,3 milhões, 74,4% estão em propriedades de agricultura familiar. Ou seja, de cada 10 ocupados no campo, sete estão na agricultura familiar. Dois terços desse total são homens. O número de mulheres é bastante expressivo: 4,1 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário