sábado, 28 de agosto de 2010

ALGUNS DEPOIMENTOS COLHIDOS NO FORUM 101 DA OLINDA FM

Jovens e adolescentes de distintas épocas, lugares e ambientes sociais procuram constantemente dar às suas ações um estilo de vida que lhe seja peculiar, estilo este muitas vezes caracterizado pela inovação, pela negação dos valores considerados tradicionais. O lazer assume nesse sentido um contexto de possível fruição destas expectativas, atrelado a valores e significados que influenciam e são influenciados pelo modo de vida deste jovem em sua cultura mais ampla.

Lazer, espaços de convivência, a compatibilização do lazer com as expectativas da sociedade foi tema de debate no Programa Forum101 do dia 28 de agosto de 2010. Além deste mediador, estiveram presentes o vereador Álvaro Callegaro, Eliane Brum de Lima e Ricardo Rodrigues representando o Rotaract de Horizontina e representando o bloco os Augustus o diretor de habitação do município Marim.
Durante o programa foram explorados pelos debatedores a necessidade de procurar disponibilizar aos jovens alternativas de lazer e que via de regra esbarram em limitações, muitas vezes, não muito fáceis de resolver. O município de Horizontina possui um espaço privilegiado, o Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges que, segundo os debatedores poderia ser melhor utilizado entretanto, carece ainda de uma melhor infraestrutura e de investimentos para abrigar de maneira sistemática os mais variados tipos de eventos.


Alguns depoimentos colhidos durante o debate:
- “Com um parque bem estruturado, nós poderíamos deslocar alguns eventos para o parque, dentro de uma estrutura maior”. Álvaro Callegaro, a respeito da possibilidade de utilização do Parque Municipal de Eventos João de Oliveira Borges como alternativa para de espaço de realização de eventos.
- “Mesmo sabendo que há pessoas que se incomodam com esses eventos realizados no centro do município, as pessoas também vão assistir, as pessoas de média idade de mais idade participam destes eventos e, muitas pessoas de fora do município vem pra conhecer o município de Horizontina”. Marim, a respeito da possibilidade de transferência dos eventos Augustus Fest e Jatão Fashion Weekend para o parque municipal de eventos, posicionando-se de maneira contrária, pelo menos nas atuais condições.7
 “O evento que nós fizemos, o Rotaract, foi há três anos atrás, foi uma festa have, lá no parque, e o evento foi muito bom e até surpreendeu, teve mais participação de pessoas de fora do que até daqui de Horizontina”. Ricardo Rodrigues falando a respeito de um evento realizado pelo Rotaract e que segundo o mesmo contou com a sorte em função da falta de infra-estrutura adequada no parque de eventos.
- “O Rotaract está de portas abertas em qualquer evento que tiver no Município para ajudar”. Eliane Brum de Lima.
- “A comunidade deve se envolver para encontrar um local adequado para o desenvolvimento de eventos ... buscar o equilíbrio entre a juventude, a meia idade e a melhor idade”. Ricardo Rodrigues.
- “Nós temos um parque em que vale apena ser investido e que pode abrigar muito dos eventos reduzindo o problema que se tem hoje”. Vereador Álvaro Callegaro que também ao finalizar sua fala retoma a ideia da criação de uma Secretaria Municipal da Juventude como alternativa para o trato e a inserção do jovem nas questões importantes do Município.
Ficou patente a partir da visão dos debatedores a necessidade da busca por espaços que proporcionem lazer bem como a variedade de eventos que possam contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade. Esse assunto está longe de ser esgotado e deverá ser tema de futuros programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário