terça-feira, 31 de agosto de 2010

ENVELHECER

À medida que envelhecemos, vamos gradativamente perdendo o predomínio dos hormônios construtores. Quando essa deficiência ocorre, os chamados hormônios destruidores (ou catabólicos) passam a ocupar seu lugar. É por isso que, com a idade, nosso corpo vai involuindo: vamos diminuindo de estatura, os ossos enfraquecem e perdem sua densidade, ocasionando a osteoporose. Perdemos músculos e ganhamos tecido adiposo. No aspecto emocional, podem surgir problemas com depressão, medo, insegurança e até certa desistência em relação à vida. Vale dizer aqui que os hormônios são os mesmos em homens e mulheres, e as diferenças ocorrem em função da quantidade secretada.
Um dos mais importantes hormônios construtores é o Hormônio do Crescimento (ou GH). Liberado em grande quantidade no fim da infância, ele se une aos hormônios sexuais para proporcionar a formação de um corpo adulto. A diminuição das taxas do Hormônio do Crescimento costuma provocar visíveis sinais de envelhecimento cutâneo, como rugas, ressecamento e descamação da pele, além da perda da disposição e do vigor físico.
Como sabemos , a suplementação de vários outros hormônios (como estrógeno e progesterona) também é aconselhável em inúmeros casos, porém o importante é que a reposição seja feita de forma a mais fisiológica possível , deste modo evitando efeitos indesejáveis.

Uma boa reposição pode ser bastante útil no caso de desequilíbrios emocionais que em geral não respondem aos tratamentos convencionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário