quarta-feira, 20 de março de 2013

TODOS TEMOS O DEVER DE CUIDAR.



Qual criança não gosta de brincar com água? Seja na piscina, no mar, no rio, no banho ou até no quintal de casa, com uma mangueira ou bacia, água é diversão garantida para a garotada. O problema é que água não é brinquedo e o desperdício custa caro. Cerca de 97% da água que existe no planeta é salgada. Do restante, 2% estão congelados e somente 1% encontra-se disponível para nada menos que 7 bilhões de pessoas, população atual da Terra. O resultado desse cenário é que nem todo mundo tem acesso à água. 
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a falta d’água já afeta o Oriente Médio, a China, a Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, estima-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas.
O Brasil é privilegiado em termos de recursos hídricos, pois detém 20% de toda a água doce superficial do planeta. A maior parte desse volume (80%) localiza-se na Amazônia. Além disso, 70% do Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, que se estende por 1,2 milhão de km2, encontra-se em território brasileiro.
Toda essa riqueza costuma provocar, no inconsciente coletivo, uma falsa impressão de que a água é inesgotável. O povo brasileiro figura entre os que mais desperdiçam o recurso no mundo. Deve ser justamente o contrário; com fontes tão preciosas, tornamo-nos ainda mais responsáveis por sua preservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário