sexta-feira, 29 de março de 2013

CUIDADOS EVITAM INTOXICAÇÕES

Com a aproximação da Páscoa, em 31 de março, a presença de peixes e chocolates tradicionalmente aumenta na dieta dos brasileiros. Para evitar complicações de saúde, o consumidor deve tomar cuidados desde o momento da compra até o preparo dos alimentos. Ações simples, como observar se os ovos de Páscoa estão armazenados em locais frescos e arejados e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas. “É a embalagem que protege os ovos de chocolate de insetos e de contaminação”, reforça o biomédico Roberto Martins Figueiredo.
Ao optar por ovos, bombons ou colombas de fabricação caseira, o consumidor deve solicitar degustação do produto antes da compra. Os fornecedores de produtos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. Outro ponto que deve ser conferido é a consistência do ovo de Páscoa. “Se o chocolate amolece, ocorre a separação da gordura e ele acaba adquirindo coloração esbranquiçada e odor desagradável”, alerta o especialista.

Peixes – Para os congelados, a dica é verificar se estão firmes e sem sinal de descongelamento. “Gelo ou muita água indicam que o balcão foi desligado ou teve sua temperatura diminuída temporariamente”, ensina Figueiredo. O produto congelado deve ser conservado a temperaturas inferiores a -18 graus. O resfriado, abaixo de zero grau.
Nos peixes frescos, deve-se checar se estão úmidos, firmes e sem manchas. “Veja se a barriga está firme à pressão dos dedos, os olhos brilhantes e salientes e as escamas bem presas ao corpo”, aconselha. “Evite comprar peixes em postas ou filés, pois nessas condições não é possível avaliar as caraterísticas de boa qualidade do produto”, conclui Figueiredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário