quarta-feira, 20 de março de 2013

APENAS 10,3% SABEM MATEMÁTICA


O aprendizado é um dos pontos mais preocupantes. Os alunos do ensino médio são os que apresentam maior defasagem. Menos de um terço, 29,2%, dos estudantes conhecem a língua portuguesa da forma adequada ao período de estudo e apenas 10,3% sabem matemática proporcionalmente ao ano de ensino. No Rio Grande do Sul, por exemplo, 14,1% aprenderam o indicado em matemática, para uma meta de 29,5%. 
“No ensino médio observamos descolamento enorme. Para melhorar essa fase do ensino, é preciso melhorar todo o sistema de educação. A defasagem vem desde a educação infantil e vai se acentuando”, declara Priscila Cruz, da Educação para Todos.
Há outros problemas. De acordo com o relatório, “diversos estudos vêm evidenciando o efeito perverso de sucessivas repetências na motivação do aluno; quanto mais defasado ele se encontra, menor será sua chance de concluir os estudos.” Consta também no relatório que para que a meta seja cumprida, “problemas como as altas taxas de repetência, a evasão escolar e a distorção idade-série precisam ser enfrentados pelos sistemas públicos de ensino.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário