quarta-feira, 20 de março de 2013

TEM PIMENTA NOVA NO MERCADO

Na busca de temperos na Índia, os navegadores europeus acabaram descobrindo a América e a pimenta. Esse fato demonstra a importância desse tempero na economia e na história do mundo. No Brasil, encontra-se em franca expansão comercial. “O brasileiro come 130 gramas de hortaliças por dia, incluindo a pimenta, mas o ideal seriam 400 gramas diárias”, observa o engenheiro agrônomo Luis Eduardo Rodrigues.
O aumento na demanda também está fazendo com que o brasileiro descubra novas variedades. Das mais diversas cores, formatos e pungências, as pimentas despertam o paladar. “Essa hortaliça melhora o sistema circulatório, melhora a digestão e regula a pressão sanguinea”, destaca Rodrigues.
Para atrair o consumidor, a Isla Sementes, sediada em Porto Alegre, está lançando três variedades híbridas (leia abaixo). “As pimentas, no geral, podem ser plantadas na saída do inverno. No RS, o cultivo dura oito meses, principalmente em ambiente protegido”, relata o agrônomo.

Características - A Isla agrega ao seu catálogo as híbridas hot suprema, chocolate e ibiúna. São três lançamentos exclusivos. Todas apresentam germinação de 7 a 14 dias e produção em 90 dias. Devem ser plantadas em solos férteis e bem drenados. Os três lançamentos são da espécie Capsicum annuum.
A principal característica da suprema está no nome hot, ou seja, quente, o que na cultura das pimentas significa muito picante. Além da picância, se destaca pelo sabor cítrico. Ela pode ser consumida in natura e em molhos e, quando seca, mantém a coloração. Os frutos são de tamanho médio a grande com a polpa espessa. Também chama a atenção a intensidade da cor laranja nos frutos, típica da cenoura. 
A chocolate leva no nome suas características: a coloração marrom quando madura e a picância. Os frutos são de tamanho médio e longos, com paredes grossas. A pungência vai aumentando juntamente com a mudança de cor. A variedade é própria para ser consumida recheada. Os frutos atingem, em média 13cm x 6cm. 
A ibiúna é do tipo jalapenho (origem mexicana), porém, apresenta formato mais largo e mais curto que os demais cultivares desse grupo. De coloração que vai do verdelimão, passando pelo amarelo até atingir o vermelho, quando madura, é um excelente produto tanto para venda in natura como para a indústria de conservas e doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário