sexta-feira, 29 de março de 2013

PASSAGEM PARA A VIDA.

É tempo de Páscoa, a principail festa cristã, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A festa tem origem na celebração judaica, mas possui um significado diferente. Enquanto para os judeus a “Pessach” (passagem) representa a libertação do povo de Israel do Egito, conduzida por Moisés, no cristianismo, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a passagem da morte para a vida eterna. Por esse motivo, relaciona-se a data a elementos que representam a vida, como o ovo e o coelho. 

Símbolos - Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, os coelhos tornaram-se símbolos de fertilidade e, portanto, muito adequados para representar nascimento, vida. Também simbolizam a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente. A figura do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Assim como os coelhos, os ovos, de onde nascem filhotes de várias espécies, também representam a vida. Os antigos cristãos do Oriente costumavam presentear seus amigos, na Páscoa, com ovos decorados, pintados à mão. O costume se difundiu com o cristianismo, chegou a Europa e às Américas. Com o tempo, os ovos passaram a ser recheados com pequenas guloseimas, até chegar aos ovos de chocolate, no início do século XX.
A cruz traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição. O pão e o vinho representam o corpo e o sangue, dados aos discípulos na última ceia para celebrar a vida eterna.
Data móvel - Em 2013 a Páscoa chega um pouco mais cedo, dia 31 de março. Você já deve ter reparado que, em cada ano, a festa da ressurreição cai em um dia diferente. Por quê? É que Páscoa é uma festa de origem judaica. Para marcar suas festas, os judeus usavam o calendário lunar. No Ocidente, usa-se o calendário solar. Por isso a variação de datas.
No primeiro Concílio cristão (Nicéia, 325), a Igreja manteve como critério para marcar a data de Páscoa o calendário lunar. A ressurreição de Cristo é celebrada, portanto, no primeiro domingo após o aparecimento da lua cheia que seguir ao equinócio de primavera do Hemisfério Norte, geralmente em 21 de março, sendo obrigatoriamente entre 22 de março e 25 de abril. No Hemisfério Sul, nesta época, é equinócio de outono.

Comércio se apropria da celebração.
Os principais símbolos da Páscoa (ovo e coelho) acabaram, com o tempo, sendo distorcidos de seu real significado religioso, principalmente nas grandes cidades, onde o comércio apropria-se da data para faturar, da mesma forma que ocorre com o Natal. 
Não há nada de mal em agradar as crianças com chocolates de Páscoa. Mas é bom lembrar que a data não serve apenas para degustar tão apreciada guloseima. Trata-se de uma importante celebração religiosa, que não deve ser substituída pelo simples consumo de doces. As crianças também devem ser orientadas sobre o verdadeiro sentido da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário