sexta-feira, 1 de março de 2013

ÁGUA: MAIS DE 12 MILHÕES SEM ACESSO.



A escassez de água ronda o Brasil. Um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) mostra que 472 municípios de 16 maiores aglomerados urbanos já buscam novas fontes de água. “Tivemos forte urbanização onde não havia água”, resume Dante Ragaz-
zini, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
No país, as condições de acesso não são equânimes. A região hidrográfica amazônica equivale a 45% do território nacional e detém 81% da disponibilidade hídrica. As regiões litorâneas, que respondem por apenas 3% da oferta nacional, abrigam 45% da população. Ou seja, os brasileiros se concentram cada vez mais em áreas onde a oferta de água é desfavorável.
O problema também é social. Calcula-se que 12,1 milhões de brasileiros não têm acesso adequado ao abastecimento de água. As moradias “sem torneira” somam 4,2 milhões. O consumo é bastante desigual. Enquanto um cidadão do Rio de Janeiro usa 236 litros de água por dia, o consumo per capita em Alagoas é de 91 litros.
A escassez não é o único dilema. O consumo humano exige que ela seja limpa e tratada. No Brasil, 73% dos municípios são abastecidos com águas superficiais, sujeitas a todo tipo de poluentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário