sexta-feira, 1 de março de 2013

QUEDA ASSUSTA A TERRA

A queda de um corpo celeste que deixou cerca de 1.200 pessoas feridas na Rússia e a passagem de um asteroide de 45 metros de diâmetro, no mesmo dia, a apenas 27.000 quilômetros da Terra, a maior aproximação registrada de um objeto cósmico perigoso ao planeta, gerou insegurança. Há outros corpos celestes ameaçando o planeta? É possível desviá-los? 
A queda de um meteorito impressiona, mas o fenômeno não é raro, embora seja quase impossível prever quando e onde vai ocorrer. Segundo o astrônomo Gustavo Rojas, meteoritos caem na Terra pelo menos uma vez por ano, o que não é comum é atingir áreas povoadas. Como mais de 70% da superfície da Terra é coberta por água, a probabilidade de que esses objetos caiam em áreas com população é pequena.
Apesar de os meteoritos que atingem o planeta terem grandes dimensões na nossa concepção, para a astronomia são pequenos, daí a dificuldade de rastreá-los, pois não há tecnologia para isso. Estimativas da Nasa apontam pelo menos 500 mil asteroides com mais de 40 metros “próximos” à Terra. No entanto, apenas 1% deles foram identificados.

Putinga (RS) - O município ficou famoso devido aos meteoritos que lá caíram em 1937. O maior deles, com 45 kg, está no Museu de Mineralogia da UFRGS. O museu municipal guarda um fragmento de 1,5 kg.

NO ESPAÇO
Cometa - É uma grande bola de gelo - formada pela junção de vários gases - que vaga pelo espaço. O cometa é uma espécie de “sobra” do processo de formação dos grandes planetas gasosos do sistema solar, como Júpiter e Saturno. 

Asteroide - O asteroide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte. Com formato irregular, a maioria dos asteroides tem cerca de um quilômetro de diâmetro, mas alguns podem chegar a centenas de quilômetros.

Meteoroide - É um asteroide pequeno. Não há um limite exato, mas a partir de um quilômetro de diâmetro, aproximadamente, as pedras espaciais costumam ser chamadas de asteroides. A maior parte dos meteoroides equivale a grãos de areia, são quase imperceptíveis: toneladas se dirigem à atmosfera da Terra todos os dias.

NA TERRA
Quando entram na nossa atmosfera, 
pedras espaciais ganham outros nomes 

Meteoro - Um meteoroide que entra na atmosfera da Terra passa a ser chamado de meteoro. 
Com uma velocidade de 70 km/s, essas pedras queimam em contato com os gases do ar, 
formando um rastro de luz - as populares 
estrelas cadentes. 

Meteorito - São os meteoros que não se 
desintegram totalmente no choque com a 
atmosfera. Portanto, são pedras espaciais que 
de fato caem na superfície do planeta. 
O desgaste da passagem pelas várias camadas 
da atmosfera faz um meteoro de quatro metros 
virar um meteorito com cerca de um metro de diâmetro. Em outras palavras, meteoritos 
são fragmentos de um meteoro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário