quarta-feira, 11 de abril de 2012

VITÓRIAS & DERROTAS


Que a vida e a fé não giram em torno do sucesso atesta-o a semana que  há séculos chamamos de Semana Santa. Começa no festivo Domingo de Ramos, com direito a mantos estendidos no chão, aclamações ao futuro rei dos judeus e uma entrada triunfal; passa pela quinta-feira da ceia fraterna, depois angústia e solidão; avança pela sexta-feira de apupos e ofensas, pancadas, tortura, sangue, cruz e derrota pesada; atravessa o sábado no túmulo e se conclui no domingo de vitória.
Os ainda iludidos com a fama, o dinheiro, os primeiros lugares, os tapinhas nas costas, o sucesso de negócios,o sucesso de votos e de vendas, farão bem em refletir sobre o que houve com Jesus no curto espaço de uma semana. Boa parte do povo mudou de lado, os manipuladores do povo venceram, os inimigos o derrotaram, o “stablishment” o silenciou. Pronto! O futuro rei estava no seu devido lugar: na cova, que era onde já deveria estar há muito...
Acontece que ele ressuscitou. Das muitas lições de Jesus naqueles dias de ganhos e perdas, fica a lembrança de que o efêmero às vezes nos põe no pedestal e o mesmo efêmero nos tira de lá. E não adianta contar com a torcida porque esta, como num estádio, às vezes, torce contra!
Não há pessoa ou pequeno grupo que não tenha sofrido revés. Nem tudo sai como prevíamos, nem tudo é sucesso, mas também nem toda dor ou perda é para sempre. Somos cavaleiros do antes, do durante e do depois. Embora creiamos em Jesus, sua trajetória permanece um mistério. Paulo sugere que os efésios cresçam querendo entender largura, comprimento, altura e profundidade destes acontecimentos. Uma coisa é a semana, outra a reflexão, Derrotado é quem não sabe nem perder nem vencer. Jesus soube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário