terça-feira, 17 de abril de 2012

TITANIC A TRAGÉDIA QUE MARCOU A HISTÓRIA

À 0h05 do dia 15 de abril de 1912, Edward J. Smith, oficial comandante do RMS (Real Navio-Correio, na sigla em inglês) Titanic, reuniu os oficiais e solicitou que os passageiros do transatlântico de luxo fossem acordados. Pediu que se dirigissem ao convés onde se encontravam os botes salva-vidas para serem evacuados, mesmo sabendo que o número de botes era suficiente para apenas pouco mais da metade das 2.227 pessoas a bordo.
Às 2h20, o navio, que fazia sua viagem inaugural, mergulha a pique pelas profundezas do oceano para entrar na história como a maior tragédia do século XX.
Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, o Titanic chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois. Até o seu lançamento, em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo e abriu a era de viagens marítimas opulentas.
Para a Comissão de Inquérito dos Estados Unidos foram 1.517 vítimas. Já para a Câmara de Comércio Britânica foram 1.503 vítimas, enquanto que para a Comissão de Inquérito Britânica, 1.490. O número da Câmara de Comércio Britânica parece o mais convincente, descontado o fogueiro Joseph Coffy e o cozinheiro Will Briths Jr., que desertaram em Queenstown.
Lendas - Cem anos depois, o nome Titanic ficou como símbolo de uma das maiores tragédias marítimas da história. O capitão Smith e o engenheiro-chefe Thomas Andrews permaneceram no navio. No entanto, Bruce Ismay, presidente da White Star Line, embarcou num dos últimos botes que deixou o navio. A sociedade da época nunca o perdoaria por esse feito.
As lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio, em 1985 por uma equipe liderada pelo pesquisador Robert Ballard, fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.
Museu - O navio de passageiros RMS Titanic, da companhia White Star Line, naufragou há 100 anos. A efeméride será assinalada neste dia 15 de abril. A cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, prepara-se para inaugurar um edifício-museu para recordar o Liner (navio de grande porte).
O edifício situa-se junto aos estaleiros da Harland and Wolff, empresa que construiu o navio entre os anos de 1909 e 1911. O museu alberga réplicas de algumas áreas do Titanic, diversos artigos de bordo e muitas outras curiosidades, em particular o telegrama do presidente da White Star Line, Bruce Ismay, aos proprietários do navio dando conta do seu naufrágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário