quarta-feira, 25 de abril de 2012

SOBRE TRES PALAVRAS QUE COMEÇAM COM "I" ILUSÃO - ÍDOLO E IDEAL



Três palavras que começam com “i” podem nos ajudar a fazer uma reflexão ou até mesmo a perceber um rumo de vida, certo ou errado. É bom refletir sobre essas palavras, mas acima de tudo sobre o seu significado, quando se tornam decisões de vida. Todos os seres vivos se movem em busca de algo e por forças atrativas que não deixam a vida parar. Três palavras indicam três modos diferentes de nos posicionar ou até mesmo de investir nossas capacidades e dinamismos humanos.
Ilusão: costuma-se dizer que a ilusão parece ser o que não é, mas seduz e engana. Uma estória infantil pode ajudar a entender: um menino, à luz do sol, viu ao longe um objeto reluzente e atraente. Um colega também viu e ambos saíram correndo na certeza de encontrar um precioso brilhante. No percurso iam tropeçando em pedras, pisando espinhos e caindo de cansados. Cada um queria se superar para chegar primeiro e apossar-se do brilhante.
O primeiro que enxergara terminou desanimando, mas o outro prosseguiu e chegou. Tremenda decepção: o objeto reluzente era um caco de vidro! Na verdade, o problema da ilusão não está no objeto de desejo, mas em quem deseja possuir o que parece ser, mas não é. Ceder a qualquer espécie da ilusão é uma forma de ser injusto consigo mesmo. Pior ainda quando a ilusão é coletiva. O subjetivismo, geralmente, é o terreno mais favorável às ilusões.
Ídolo: para definir o que é um ídolo, ninguém melhor do que o salmista: “Os ídolos são obras de mãos humanas: têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não tocam; têm pés mas não andam... Os que os fazem e os que neles confiam, ficam como eles” . A idolatria é sempre um mecanismo de escravidão. A pessoa abdica a ser sujeito, passando a se tornar objeto.
Há ídolos coisas, há ídolos pessoas e até mesmo animais. Todos são prejudiciais quando começam a desordenar a vida, fazendo da pessoa uma presa fácil de suas idolatrias. É bom lembrar que existe um ídolo muito próximo de cada um de nós que se chama “egoísmo”. A egolatria é o caminho de quem se considera todo poderoso, autossuficiente e um deus de si e para si.
Ideal: as ilusões e os ídolos escravizam, mas o ideal liberta! Nele vai se desenhando nossa verdadeira identidade e a vocação, cuja resposta cotidiana vale a pena ser dada. Ideal não é para consumo imediato, mas vai dando sentido ao imediato porque nos impele para frente, num processo de verdadeira humanização.
Ideal é mais que um sonho, ou muitos sonhos. É o fim último para o qual deve tender todo o nosso projeto de vida. Quando alguém idealiza uma casa, logo faz o projeto, para nele investir formas, material, estruturas e mão de obra. Quando se sabe onde chegar, decidem-se bem os caminhos. Quando se tem um grande ideal, todas as nossas ações e escolhas vão adquirir consistência e verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário