quarta-feira, 11 de abril de 2012

INFELIZMENTE BRASILEIROS ESTÃO LENDO MENOS

O Brasil é composto por 50% de leitores, que somam 88,2 milhões de pessoas. Neste conceito, são considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Há também cerca de 50% de não-leitores. Em média, o brasileiro lê quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos. Deste total, lê 2,1 livros inteiros por ano e dois em partes. O índice maior é de leitoras - 53%, contra 43% do sexo masculino.
Esses dados foram apurados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro (IPL). Foram feitas mais de cinco mil entrevistas em 315 municípios, entre junho e julho de 2011.
Comparando com 2007, ano da última pesquisa, diminuiu o número de leitores (eram 95,6 milhões, ou 55% da população) e o hábito de leitura em tempo livre - passatempo apontado por 36% dos ouvidos em 2007 e, agora, por 28%.
“Apesar de os indicadores apresentarem uma redução no número de leitores, se aprofundarmos a análise dos resultados percebemos uma melhor qualidade nessa leitura e muitas pessoas afirmando que estão lendo mais hoje”, afirma a presidente do IPL, Karine Pansa. Sobre o tipo de gênero preferido de nossos leitores, a bíblia ainda aparece em primeiro lugar, seguido de livros didáticos, romances, livros religiosos, contos, literatura infantil, entre outros. Entre os incentivadores à leitura, os professores passaram do segundo para o primeiro lugar, ultrapassando a indicação da mãe como a responsável por despertar o interesse pela leitura.
A região brasileira que tem a melhor média de livros lidos nos últimos três meses é a Centro-Oeste, com 2,12 exemplares. O Sudeste registrou 1,84 livro nos últimos três meses, o Sul 1,68 e o Norte 1,51.

Nenhum comentário:

Postar um comentário