terça-feira, 3 de abril de 2012

E TUDO COMEÇA A PARTIR DELE.

Um jumentinho, num certo dia, voltou para casa muito feliz. Ele contou à mãe que fizera sucesso. Fui a uma cidade, explicou, quando lá cheguei, fui muito aplaudido. A multidão gritava, populares arrancavam ramos de oliveira e mesmo colocavam mantos pelo chão. Todos estavam contentes com minha presença, finalizou. A mãe, que era sábia e velha, quis saber se ele estava sozinho e o burrinho esclareceu: eu estava levando um homem chamado Jesus.

Volta a essa cidade, pediu a mãe, mas agora sozinho. Dias depois ele fez a experiência e retornou arrasado. Não entendo o que aconteceu, queixou-se. Fizeram exatamente o inverso: nada de palmas, nada de aclamações, mas me maltrataram, xingaram e até mesmo me bateram. Não sei porque isto aconteceu comigo! E a mãe, explicou: você, sem Jesus, é apenas um jumento.
A pequena fábula propicia uma chave de leitura para a vida e a missão. João Batista já traçara a linha ideal: é necessário que Ele cresça e eu diminua. O grande orador e missionário padre Antônio Vieira dizia ter medo dos profetas de si mesmos. São aqueles que esquecem o Senhor e pregam a si mesmos.
Duas frases da Bíblia sinalizam o horizonte: “Sem mim nada podeis fazer” proclama Jesus; e São Paulo garante: “Tudo posso naquele que me conforta”.Temos os dois extremos: sem Ele, nada, mas com Ele tudo é possível. Está aí a razão do sucesso e dos fracassos . As palavras, quando não acompanhadas do testemunho, são vazias. Podem até suscitar seguidores, mas não discípulos de Jesus.
A evangelização – ontem, hoje e sempre – precisa ser centrada na adorável pessoa de Jesus Cristo. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Jesus não é apenas um dos caminhos, mas Ele mesmo é o Caminho. Jesus não veio ensinar verdades, mas Ele é a Verdade.
Escrevendo aos cristãos de Corinto, Paulo apóstolo garante que não existe outro fundamento possível. Cristo é o alicerce único. Sobre esse alicerce cada um deve construir de seu modo: com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, barro ou palha. A recompensa será proporcional ao material usado.
Felizmente Deus decidiu implantar o Reino em parceria conosco, o que de certa maneira reabilita a pretensão do pequeno jumento. Deus quis contar conosco.
O que não podemos é tentar sozinhos o que é missão feita em parceria. Devemos escolher o último lugar, que é o nosso.
E tudo começa a partir Dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário