quarta-feira, 25 de abril de 2012

OS RIOS VOADORES

De onde vem a chuva? Das nuvens carregadas de vapor de água que se condensa quando encontra uma frente de ar mais fria e cai em forma de gotas. Mas alguém sabe de onde vem o vapor d’água? Muitos pensam que vem apenas do oceano em direção ao continente, outros incluiriam os rios nesta lista. Porém, o ambientalista Gérard Moss, inglês naturalizado brasileiro, descobriu que boa parte do vapor que forma as nuvens de chuva vem da Amazônia.
Segundo os pesquisadores, a floresta funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para o continente a umidade evaporada do Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a própria floresta. Ali, ¼ da chuva fica nas folhas das árvores e, aquecida pelo sol, evapora novamente. Outros ¼ da chuva são absorvidos pela vegetação e também voltam a ser vapor de água por causa da transpiração das árvores. Cada árvore de grande porte da floresta evapora e transpira 300 litros de água por dia! Isso é mais do que o dobro da água que um brasileiro usa diariamente. 
Com a “evapotranspiração” da floresta, formam-se enormes “rios” de vapor de água, os “rios voadores”. Eles não podem ser vistos a olho nu, mas juntos têm mais água do que o rio Amazonas, que é o maior do mundo. A diferença é que o Amazonas tem água no estado líquido e os rios voadores, em estado gasoso. 
Os ventos alísios levam os rios voadores da Amazônia para perto da Cordilheira dos Andes. Ao encontrar a barreira natural, parte do vapor se precipita nas encostas leste das montanhas, formando as cabeceiras dos rios amazônicos. Barradas pelo paredão de 4.000 metros, os rios voadores fazem a curva e partem em direção ao sul, para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil e os países vizinhos. É assim que o regime de chuva e o clima do Brasil se deve muito a um acidente geográfico localizado fora do país.
Esse é mais um motivo para cuidarmos da Amazônia. Se o desmatamento continuar, a quantidade de vapor de água que chega ao restante do país vai ficar desregulada, gerando chuva em excesso em alguns lugares e secas em outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário