quarta-feira, 25 de abril de 2012

MULHERES ESTÃO MAIS ATENTAS À PREVENÇÃO DO CÂNCER



As brasileiras estão mais atentas aos riscos de desenvolvimento de câncer, submetendo-se aos exames necessários para prevenir dois dos mais frequentes tipos de tumores que acometem a população feminina. Nos últimos anos, aumentou o número de mamografias, que podem detectar o câncer de mama; e o de citologias oncóticas (papanicolau), para o diagnóstico do câncer de colo de útero.
Dados do Vigitel 2011 revelam que a proporção de brasileiras dentro da faixa etária preconizada (50 aos 69 anos) que se submeteu ao exame de mamografia nos últimos dois anos subiu para 73,3%, enquanto que, em 2006, esse índice era de 71,2%. Quanto à prevenção ao câncer de colo de útero, cerca de 80% das brasileiras com idade entre 25 e 59 anos (faixa etária anteriormente preconizada, atualmente ampliada até os 64 anos) fizeram o papanicolau nos últimos três anos.
Ainda de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, quanto mais baixa a escolaridade da mulher, menor é a frequência da realização dos dois exames preventivos. O percentual das entrevistadas com mais de 12 anos de estudo que fizeram a mamografia foi de 87,9%, quase 20 pontos percentuais a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (68,5%). Já em relação ao papanicolau, 89,6% das mulheres com 12 ou mais anos de estudo realizaram o exame, 12,7% a mais do que as mulheres com até oito anos de escolaridade (76,9%).
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), os cinco tumores mais incidentes na população feminina são os de pele não-melanoma, mama, colo de útero, cólon e reto e pulmão. O câncer de mama deve acometer 53.000 mulheres este ano; o de colo de útero, 18.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário