segunda-feira, 3 de junho de 2013

O FRIO AUMENTA O APETITE

Os termômetros começam a registrar temperaturas mais baixas e, ao mesmo tempo, os alimentos calóricos ganham mais espaço na dieta. Por que sentimos mais fome no frio? Liliane Opperman, médica nutróloga, explica que o organismo humano é capaz de adaptar a própria temperatura ao clima do ambiente, mantendo-a estável, em torno de 36º, mas não consegue fazer isso sozinho, precisa da ajuda de um elemento externo que garante energia e acelera o metabolismo, gerando calor: a comida.
Como o organismo tem que trabalhar mais no frio para regular sua própria temperatura, tem um gasto extra de energia, necessitando de mais calorias. Porém, isso não é desculpa para abusar de receitas hipercalóricas, alerta Liliane. Estudos mostram que em temperaturas abaixo de 10º C, o metabolismo basal pode aumentar de 10% a 15%. Isso significa cerca de 120 a 150 calorias a mais para as mulheres e de 200 a 250 calorias adicionais para os homens. Só!
Para se ter uma ideia, uma xícara (200ml) de chocolate quente oferece aproximadamente 150 calorias, enquanto uma fatia de bolo simples (60g) tem cerca de 200 calorias. “A quantidade adicional de energia que o corpo necessita para manter a temperatura interna não é muito significativa”, observa a médica. “O que geralmente acontece é que escolhemos alimentos quentinhos, mais doces e gordurosos, e que fornecem muito mais calorias do que realmente precisamos, resultando em quilos a mais na balança”, completa. 
Conforme Liliane, o maior problema é que, além dos quilos extras, os excessos à mesa também podem ser determinantes para o surgimento de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. Contribuem também para o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, que elevam os riscos de problemas cardiovasculares. 
O que comer, então? “A dica é investir em alimentos que demoram a ser metabolizados e liberados pelo estômago, como as proteínas magras, principalmente carnes”, recomenda a nutróloga. “Os carboidratos simples, como frutas e doces, dão a falsa sensação de saciedade, que logo passa; já os complexos, como cereais, massas e pães integrais, batata, têm digestão lenta, que prolonga a saciedade”, explica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário