sexta-feira, 14 de junho de 2013

DIFERENTES TIPOS DE CASMENTOS

Pelas mais recentes estatísticas, a cada ano, no Brasil, acontecem cerca de 750 mil casamentos. Esses números são imprecisos e as modalidades de casamento variam, quase ao infinito. Existem os casamentos-shows. Buscam lugares exóticos e preocupam-se com as luzes da mídia. Outros casamentos são rotineiros. Todo o mundo casa e os familiares cobram o casamento e os jovens partem para o casamento. De qualquer jeito. Outros apostam na informalidade e decidem morar juntos sem papel passado. Embora alimentem alguma esperança que o amor “seja eterno enquanto dure”, na prática, projetam: vamos ver no que vai dar. E em todos os casos, com direito à repetição. Grande parte dos casamentos ainda ocorre em igrejas, afinal o cenário ajuda muito.
Aconteceu nestes dias: Igreja, decoração, os mínimos detalhes foram pensados. Mas houve uma diferença: os noivos pediram ao assistente religioso a autorização para uma fórmula diferente para os votos matrimoniais. No lugar do clássico: “Eu te prometo ser fiel na alegria e na tristeza...”, usaram uma fórmula bem original.
Olhando com ternura a noiva, com voz forte para que o público pudesse ouvir, ele prometeu: 
“Assim como toda atmosfera de nosso casamento, quero que meus votos fujam ao tradicional e sejam simples e sinceros. Admiro tua força de vontade, tua parceria em todos os momentos, além de tua incansável paciência. Nos teus olhos vejo nossos filhos, frutos de nosso amor. Prometo te dar liberdade para crescer do teu jeito. Prometo estar a teu lado, solidário, nos momentos difíceis. Prometo te dar mais do que tu esperas. Prometo aplaudir teu sucesso, acreditar no amor e estar atento aos teus sinais. Prometo ser honesto com meus sentimentos e revelá-los sempre. Prometo ser o pai que sempre quiseste para teus filhos. Declaro também que não sou perfeito e saberei aceitar tuas imperfeições. Prometo tudo isso, sob pena de perder o bem mais precioso que conquistei até hoje: o teu amor”.
Depois foi a vez da noiva: 
“Meus sentimentos são simples e sinceros. Admiro tua garra, teu otimismo, tua forma de se expressar. Nos teus olhos leio o nosso futuro, um futuro de união, de respeito, de cumplicidade e de amor. Prometo ser amiga, namorada, esposa e confidente. Prometo sorrir mais do que chorar, beijar mais do que brigar. Prometo nunca perder o brilho dos meus olhos e o encantamento de cada abraço. Prometo ser mãe, sem deixar de ser esposa. Prometo te deixar livre para tuas escolhas. Prometo te fazer feliz e ser feliz todos os dias de nossas vidas”.
O sacramento do matrimônio é arquitetura humana e divina. Só a fé e a graça garantem a realização destes votos. Casamento não é um dia ou uma festa. É caminhada de uma vida a dois no território da felicidade, sob o benevolente olhar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário