sexta-feira, 7 de junho de 2013

70% DO QUE VAI A MESA DO BRASILEIRO É PRODUZIDO PELA AGRICULTURA FAMILIAR

Nos últimos anos, a agricultura familiar ganhou força e destaque no cenário econômico brasileiro. Hoje, a atividade é responsável por 84% dos estabelecimentos rurais do país. De acordo com o Censo Agropecuário de 2006, o levantamento mais recente feito no país, entre 1996 e 2006 existiam cerca de 13,7 milhões de pessoas ocupadas na agricultura familiar, número que hoje deve ser maior. Além disso, para estimular o seu crescimento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário está oferecendo ao agricultor uma linha de crédito de até R$ 200 mil para a mecanização de suas propriedades.
Entre as atividades que se destacam no segmento, está o cultivo de alimentos, pois 70% do que é consumido no país é fornecido pelos pequenos e médios agricultores, que produzem mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo, entre outros. 
Outra iniciativa que ganha força é o plantio de novas florestas. São produtores rurais que adotaram a prática plantando árvores, em áreas degradadas, improdutivas ou até mesmo desenvolveram a silvicultura em paralelo a outros cultivos. Normalmente, a produção é destinada para a indústria de celulose, madeira, carvão, entre outros fins comerciais. Quanto à lucratividade, a produção de eucalipto, por exemplo, pode ser administrada na mesma área da pecuária, oferecendo até 10 vezes mais renda e sem precisar reduzir o rebanho.
O cultivo de alimentos e florestas plantadas são atividades em constante expansão e isso reflete em aumento da demanda por equipamentos para o manejo. Para atender esse mercado, hoje, a indústria investe no desenvolvimento de produtos de fácil manuseio e operação confortável. A proposta é transformar a atividade rural em uma ação lucrativa e segura.
Também é preciso ressaltar a importância do acompanhamento de profissionais com conhecimentos técnicos para auxiliar pequenos e médios produtores. Com informações adequadas e planejamento de quando e como as árvores podem ser extraídas, por exemplo, é possível evitar prejuízos ao produtor e danos ao meio ambiente, como o desmatamento das matas ciliares, a perda da biodiversidade e a degradação dos solos. 
Podemos perceber que a agricultura familiar tende a crescer cada vez mais. Nos próximos anos, a atividade será responsável por novos empregos, aumento da renda familiar, crescimento da indústria e desenvolvimento tecnológico. O meio ambiente também será beneficiado, com a preservação do ecossistema e qualidade de vida para os seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário