quinta-feira, 27 de junho de 2013

FOGUEIRAS E FESTAS POR TODO LADO

Junho tem fogueira, pipoca, quadrilha! Nas escolas, os alunos empenham-se na confecção de bandeirinhas, que enfeitam os salões que recebem a comunidade para celebrar. O chapéu de palha ganha visibilidade como acessório. É tempo de festa junina, uma das mais fortes expressões do folclore nacional. O Brasil inteiro festeja, cada região a seu modo, com variações nas músicas, nas danças, nas comidas típicas e até nas roupas.
O Nordeste faz as mais populares festas juninas, embaladas principalmente pelo frevo e pelo forró. Uma das mais famosas do país é a de Caruaru, em Pernambuco, onde foi construída a Vila do Forró. Trata-se de uma réplica de uma pequena cidade do Sertão, com casas coloridas e simples, teatro, capela. Na vila; muito forró, além de quadrilhas, grupos de xaxado e baião. Há ainda desfile de carros alegóricos e o Trem do Forró, que diverte os passageiros com muita música.
No Sul, as pessoas se reúnem em torno de fogueiras, saboreando pratos típicos, como arroz de carreteiro, batata-doce e pinhão. Uma das tradições é a dança das fitas, herança dos colonizadores portugueses e espanhóis. Os participantes dançam ao redor de um mastro enquanto fazem um trançado com as fitas. No Rio Grande do Sul, a indumentária gaúcha invade os festejos juninos, animados por ritmos como vanerão e fandango. 
Na região Norte, a comemoração é bem diferente. A festa do boi-bumbá, do Festival de Parintins, cidade do Amazonas, atrai multidões. O povo se reúne para ver as apresentações de dois grupos, o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, que preparam músicas, fantasias, danças e encenações. Enquanto assistem ao espetáculo, as pessoas saboreiam comidas típicas como a tapioca, os bolos, o pé-de-moleque.
No Sudeste, a maioria das cidades promove quermeses inspiradas nas festas de fazenda, com venda de comidas típicas, jogos, brincadeiras, sorteios e quadrilhas. A música é sertaneja. 
As tradições do Centro-Oeste se misturam com os costumes de países da fronteira, principalmente do Paraguai. Nas festas juninas há canções sertanejas e música típica conhecida como polca paraguaia. A dança mais famosa é a catira, em que os homens sapateiam ao ritmo de viola e de cantos cheios de rimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário