sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

TRENS DOMINAVAM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS



Os trens foram a primeira forma de transporte de massas. Até o desenvolvimento do automóvel, no início do século XX, dominavam o transporte terrestre. 
Nas décadas posteriores à Segunda Guerra Mundial, o petróleo barato, juntamente com melhoramentos nos automóveis, nas autoestradas e na aviação, tornaram os automóveis e aviões mais práticos para uma grande parte da população.
Os trens de alta-velocidade foram concebidos para recuperar os passageiros do transporte ferroviário.
O primeiro sistema ferroviário de alta velocidade foi o japonês Shinkansen, na linha Tóquio-Nagoya-Kyoto-Osaka, lançado oficialmente no ano de 1964. Por se encontrar em uma área onde moram muitas pessoas, o trem se mostrou economicamente viável desde sua criação.
O apelido “trem-bala” surgiu no Japão por causa do formato desse tipo de trem, com frente alongada, lembrando uma munição, e de sua rapidez, que atinge mais de 300 quilômetros por hora.
Brasil - O país deverá ter o seu primeiro sistema de Trem de Alta Velocidade (TAV) em pleno funcionamento apenas no ano de 2020. Esse é o prazo previsto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes. Com um custo estimado em aproximadamente R$ 34,6 bilhões, o TAV brasileiro ligará as cidades de Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), percorrendo uma distância de cerca de 510 quilômetros a uma velocidade de até 350 quilômetros por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário