sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CADA UM NA SUA E TUDO FUNCIONA.

Por trás da grama verdinha e da terra fértil de onde brotam belas flores e plantas, há um exército de trabalhadores que atuam, às vezes, de forma invisível, para manter tudo funcionando.O Beija-flor: ele passa o dia atrás de néctar. Quando acha, fica parado no ar, batendo suas asas 90 vezes por segundo, enquanto se alimenta. Depois, espalha o pólen de uma flor para a outra. É polinizador de um grande número de espécies. No Brasil, existem cerca de 80 espécies diferentes de beija-flores.
A Borboleta: atraída pelas cores das pétalas, ela desenrola a língua para chegar ao néctar. Entre uma e outra refeição, bota até 400 ovos e também desempenha a função de polinizadora.
A Minhoca: ver uma minhoca passeando não é fácil. Elas são sensíveis ao calor e ficam embaixo da terra. São tão úteis ao solo que são chamadas de arado natural. Minhocas ajudam a decompor material orgânico, digerindo-o e transformando-o em nutrientes, que são repostos no solo. No subsolo cavam túneis e, assim, criam passagens na terra para o ar, para a água e para as raízes das plantas. 
O Tatuzinho: ao contrário do que parece, o tatuzinho não é um inseto, mas um crustáceo. Ele vive sob pedras ou matéria orgânica, como folhas e galhos. Alimenta-se de matéria orgânica em decomposição. Causam danos às raízes e folhas das plantas, mas são eficientes decompositores. Encontrados comumente em jardins, cujo solo apresenta bastante umidade. 
O Grilo: basta a noite chegar e os grilos começam a cantoria. Para produzir o som, que atrai as fêmeas, os machos raspam as asas.
A Aranha: o que não falta no jardim são aranhas, de várias espécies. Existem aproximadamente 38.000 espécies de aranhas no mundo, sendo 4.000 só no Brasil. Todas as aranhas são carnívoras e alimentam-se principalmente de insetos. Sua função nos ecossistemas é muito importante, pois atuam como reguladoras da população de insetos.
A Abelha: jardins e abelhas trabalham em conjunto: elas pegam o néctar para fazer mel e, em troca, polinizam muitas e muitas flores.
A Joaninha: os besouros mais incríveis vivem em jardins. O mais charmoso é a joaninha, que come pulgões, ácaros e outras pragas que destroem plantações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário