sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

QUE IDADE VOCÊ TERIA SE NÃO SOUBESSE A DATA EM QUE NASCEU?

O conflito entre gerações, o conflito entre pais e filhos, entre jovens e velhos, sempre existiu. No alvorecer da história, Adão e Eva tiveram problemas com o filho Caim. E, ao que tudo indica, esse conflito, com tendência a se agravar, continuará até o fim do mundo. No meio de tudo isso, a geração madura, entre trinta e cinquenta anos, garante: os velhos não valem nada, os jovens menos ainda, sobramos nós!
“Não tenho nenhuma esperança no futuro se ele depender da juventude de hoje. Os jovens são insuportáveis e levianos. Ai do mundo no momento que eles chegarem ao poder”. A frase, que pode ser ouvida hoje, numa reunião familiar, foi proferida pelo filósofo grego Sócrates, que morreu 429 antes de Cristo. O poeta grego Hesíodo é ainda mais duro: “Os jovens de hoje não têm educação. São insolentes, preguiçosos, julgam que sabem tudo, não respeitam os pais e não cedem seu lugar aos mais velhos. A juventude do meu tempo não era assim”. Em tempo, Hesíodo morreu no ano 720 antes da Era Cristã.
Hoje é muito difícil encontrar alguém que já não tenha dito a frase “no meu tempo não era assim”. O jovem se rebela e explica: o meu tempo é hoje; deixa-me viver o meu tempo! Algumas vezes, aqueles que apelam para “o meu tempo” têm péssima memória! 
No falar do povo, na juventude ateamos fogo para nos tornarmos bombeiros vinte anos depois. Acabamos por repetir, alguns anos depois, os conselhos de nossos pais que um dia ridicularizamos. E isso porque a vida é uma grande escola. Nela aprendemos até mesmo pelos erros cometidos.
Um mundo só de jovens seria inexperiente e condicionado a cometer erros graves. Um mundo só de velhos seria um mundo triste e rotineiro. O ideal é que jovens e velhos se encontrem na ponte do diálogo. E, neste sentido, a responsabilidade maior é dos adultos. Eles precisam ir até os jovens, entender seus pontos de vista, muitas vezes confusos e radicais, para ajudá-los a amadurecer. Isso não será possível sem uma grande dose de amor. Os jovens não amam os que não amam os jovens. E isso é básico.
Porque já foram jovens, os velhos precisam ter a experiência necessária para entender outros pontos de vista.  Dom Hélder Câmara, que morreu jovem aos 90 anos, observava: “Se discordas de mim, me enriqueces”.
Nem todo o idoso é amargo e saudosista, nem todo o jovem é rebelde. Os conflitos de geração são saudáveis. Nem tudo o que podia ser feito já foi feito e o que foi feito pode ser feito de uma forma melhor. 
Juventude e idade madura nem sempre dependem dos anos. Com vinte anos, alguém pode já ser velho, e continuar jovem um coração que bate há 80 anos ou mais. Uma pergunta inteligente: que idade você teria se não soubesse em que ano nasceu?

2 comentários:

  1. Interessante como os fatos e observações se repetem e a humanidade caminha...

    Ah, e hoje sinto-me livre e rebelde ao mesmo tempo, creio que estou adolescendo.

    ResponderExcluir