sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CUIDADOS COM O CALOR

Férias são, em geral, uma oportunidade para sair da rotina: viajar, comer em lugares diferentes, experimentar pratos típicos, praticar esportes, divertir-se. A chance de descanso e lazer, no entanto, pode se transformar em um grande problema se a saúde for comprometida neste período. Para manter o organismo funcionando bem, é importante adotar alguns cuidados, principalmente com a alimentação. O verão é a estação do ano em que ocorre o maior número de surtos de doenças transmitidas por alimentos, em virtude das temperaturas mais altas, que deterioram a comida e exigem cuidado extra no preparo e armazenamento. 
Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (CEVS-RS), a salmonela é uma das bactérias que aparece com maior frequência em alimentos que contêm carnes de aves, suína ou bovina e em preparados com ovos crus ou mal passados, como as maioneses. Alimentos contaminados por salmonelas podem causar infecções com sintomas como diarreia, vômitos, febre alta e dor de cabeça. Isso pode ser evitado se o alimento for cozido completamente para ser consumido. Por isso, as maioneses não devem ser preparadas com ovos crus e sim com gemas cozidas. Pelo mesmo motivo, as carnes devem ser bem passadas. 
O Stafilococcus aureus, bactéria presente em ferimentos nas mãos e unhas, pode contaminar o alimento se a pessoa não adotar cuidados com a higiene na hora do preparo. Os sintomas de quem consome alimentos contaminados por este tipo de bactéria são vômitos, dor de cabeça e diarreia de menor intensidade. Por não ser infecção, não ocorre febre. 
Um alimento pode estar contaminado por essas bactérias se armazenado inadequadamente. O CEVS-RS orienta que o ideal é manter a comida resfriada (na geladeira), em temperatura abaixo de 5º C; ou entre -12ºC e -18ºC, se for congelada. Em temperaturas baixas, as bactérias não se multiplicam. Outra dica é cozinhar bem os alimentos e, quando houver sobras, reaquecê-los por completo, submetendo-os a temperaturas acima de 60º C, na qual as bactérias são eliminadas pelo cozimento. Tanto os alimentos crus quanto os prontos, não devem permanecer em temperatura ambiente, expostos, por mais de duas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário