quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A MAIS FAMOSA CANÇÃO.

Noite feliz, noite feliz; ó Senhor, Deus de amor; pobrezinho nasceu em Belém... Quem já não cantou, pelo menos uma vez, alguns versos da mais famosa música de Natal? Com mais de 300 traduções, a canção se faz presente nos mais diversificados eventos natalinos, no mundo inteiro. Apesar do sucesso, poucos sabem sua origem ou quem é o seu autor. Muitos acreditam tratar-se de uma música popular americana, mas, na verdade, ela foi composta na Áustria, em alemão. 
Em dezembro de 1816, o padre Joseph Mohr, que vivia na aldeia de Mariapfarr, na Áustria, escreveu um poema em homenagem ao nascimento do menino Jesus. Ele desejava acrescentar aos versos uma melodia, mas não tinha dom musical, então, o poema e a ideia ficaram guardados. 
Dois anos depois, ao ser transferido para a aldeia de Oberndorf, o padre fez amizade com um professor de música chamado Franz Xaver Gruber. Em 24 de dezembro, Joseph preparava a Missa do Galo e queria apresentar algo especial, uma música que pudesse ser cantada principalmente pelas crianças do lugarejo. Então recorreu ao amigo.
Sem muito tempo, já que a missa seria celebrada em poucas horas, Franz pegou seu violão e começou a dedilhar algumas melodias para acompanhar os versos de Joseph, sem imaginar o sucesso que alcançaria aquela música que estava nascendo, do improviso. 
Naquela noite, na pequena igrejinha de São Nicolau, pela primeira vez, ouviu-se a música que virou tradição do Natal. A canção foi entoada pelos dois compositores acompanhados por vozes trêmulas de algumas crianças, uma flauta e um violão, já que o órgão não funcionava. 
O órgão estragado, que inicialmente deixou desolados os amigos Joseph e Franz; dias depois, foi responsável por tirar a música do anonimato. Acontece que o padre chamou o mestre Karl Mauracher à capela para consertar o instrumento e, aproveitando o momento, mostrou-lhe a canção. O mestre encantou-se de imediato, pediu a partitura ao padre e tratou de divulgar a música nas redondezas. 
O sucesso foi avassalador e a música chegou aos ouvidos de pessoas de prestígio, como o imperador da Áustria, Francisco I; o rei da Prússia, Guilherme IV. Desde então, nada mais conteve a propagação da canção que, ao ser executada pela primeira vez, nem tinha nome, sendo batizada mais tarde de Stille Nacht (Noite Silenciosa). No início do século XX, ela já era sucesso mundial. Hoje, é conhecida em pelo menos 45 idiomas. Em português, chama-se “Noite Feliz”.
Padre Joseph Mor morreu humildemente como pároco da aldeia de Wagrain, nos Alpes. Franz Gruber também faleceu quase no anonimato. A capela original de São Nicolau foi destruída há cerca de 100 anos. Em seu lugar, na década de 20, construiu-se a Capela Memorial da Noite Silenciosa. Nos vitrais da capela, observa-se as imagens de Joseph e Franz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário