quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O PAI BRASILEIRO DO RÁDIO

Roberto Landell de Moura foi entronizado, este mês, no Panteão Tancredo Neves, em Brasília. Isso significa que o padre gaúcho, conhecido como o pai brasileiro do rádio, teve seu nome inscrito no Livro de Aço, também chamado de Livro dos Heróis da Pátria. A iniciativa é fruto do projeto de lei do ex-senador Sérgio Zambiasi.
Landell, segundo seus defensores, foi para o rádio o que Santos Dumont foi para a aviação. Porém, oficialmente, o inventor do rádio é o italiano Guglielmo Marconi.
Em 3 de junho de 1900, o padre reuniu personalidades em plena avenida Paulista para demonstrar publicamente seus experimentos, desenvolvidos já há mais de seis anos. Com um aparelho inventado por ele mesmo, enviou sinais telegráficos e transmitiu a voz humana a uma distância de oito quilômetros, sem a ajuda de fios e irradiada por uma onda eletromagnética, pela primeira vez.
Documentos e correspondências da época apontam que o padre gaúcho já tinha desenvolvido o telégrafo e o telefone sem fio, assim como o transmissor de ondas antes do italiano, mas foi Marconi que entrou para a história oficial. Landell não conseguiu patentear nem produzir comercialmente seus inventos no Brasil. Já o italiano, em 1897, aos 23 anos, patenteou um sistema de telegrafia sem fios que lhe assegurou o monopólio das radiocomunicações e, em 1909, o Prêmio Nobel de Física.
Coincidentemente, o reconhecimento a Landell, com a inscrição de seu nome no Panteão, ocorreu poucos dias antes da celebração dos 90 anos da primeira transmissão radiofônica oficial no país, em 8 de setembro passado. Na ocasião, na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro, transmitiu-se via rádio o discurso do então presidente Epitácio Pessoa, por ocasião das comemorações do centenário da Independência do Brasil.
Agora, os entusiastas do pai brasileiro do rádio lutam para incluir sua vida e obra no currículo escolar obrigatório do Ensino Fundamental. Landell de Moura nasceu em Porto Alegre, em 21 de janeiro de 1861, e foi ordenado padre em 28 de outubro de 1886, em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário