quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EXISTE UMA POSIÇÃO PARA REZAR? SENTADO, AJOELHADO, DE PÉ...

Jorge, a oração é diálogo íntimo e filial entre o ser humano e Deus. Esse diálogo, para nós cristãos, sempre tem como modelo a relação que Jesus de Nazaré teve com o seu Pai. Ele, por agir sempre na força do Espírito, em qualquer situação se relacionava filialmente com Deus. Tinha seus momentos especiais, quando se retirava para rezar, mas toda sua vida era oração contínua. Isso que dizer que também nós precisamos ter momentos especiais de oração. Contudo, podemos e devemos fazer que toda a nossa vida seja contínua oração.
As diversas posições que acompanham as orações são apenas para ajudar a concentração no diálogo com Deus. Elas nos auxiliam para melhor expressar o que vai dentro de nós. Estar com os joelhos dobrados é sinal de humildade, mãos erguidas é expressão de súplica, caminhar pode demonstrar convicção de que Deus caminha conosco etc. As diversas posições de nosso corpo durante a oração são importantes, mas não devem ser vistas como normas impositivas. Cada um deve descobrir quais são melhores para si. Se alguém consegue rezar melhor de joelhos, que reze de joelhos; outro prefere rezar sentado ou deitado, que reze sentado ou deitado.
A oração mais fácil e mais proveitosa é aquela na qual unimos a nossa vida do dia a dia, na fé e no amor, ao mistério de Deus presente entre nós na pessoa de Jesus Cristo. O importante é rezar, dialogar com Deus, do jeito de Jesus de Nazaré, sempre na força do Espírito do Amor que foi derramado em nossos corações. Tanto faz se a oração é feita de joelhos, sentado, de pé ou caminhando; ela é sempre oração. Caso contrário (não como Jesus), mesmo que as posições sejam as melhores, não é oração cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário