segunda-feira, 3 de setembro de 2012

FRUTAS SEM SEMENTE?

Frutas sem sementes, sem caroços, sem fiapos. Abacaxi que se come em gomos. Bananas com a casca vermelha. São as frutas perfeitas. A criatividade de pesquisa já chegou às hortaliças. Acaba de ser lançado o pimentão sem semente. As novidades estão nas feiras e nas prateleiras dos mercados. “O resultado dos estudos pode ser frutos de melhor qualidade e com características diferentes”, esclarece o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Luís Antônio Suita.
Bom seria se todas as frutas fossem como a banana; fácil de descascar, macia, cheia de nutrientes e livre do inconveniente dos caroços. Para dar uma forcinha à natureza, pesquisadores desenvolveram versões triploide (sem sementes) em laboratório. As vedetes são, principalmente uva, melancia e citros.
“O processo envolve o cruzamento natural de plantas. Os métodos usados nesses casos não implicam a alteração do DNA e nem resultam em vegetais transgênicos”, explica Patricia Silva Ritschel, pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho. “Quando uma espécie sem sementes já existe na natureza, caso da uva, o melhoramento entra para agregar qualidades como maior resistência a doenças e adaptação às condições climáticas de outras regiões”, detalha.
Conforme a pesquisadora, para criar frutos sem sementes a partir de versões com caroços, como acontece com a melancia, é preciso cruzar plantas com números diferentes de cromossomos, até que se obtenha a fruta em que as sementinhas não se desenvolvam.

Mutação natural - Nem sempre é necessária a ação dos cientistas para a produção de frutas sem semente, como revela pesquisador Manoel Abílio de Queiroz, doutor em melhoramento de vegetais e professor do curso de mestrado na área de Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade do Estado da Bahia.
A “laranja Bahia” (de umbigo), por exemplo, originou-se de uma mutação natural. As laranjas de determinado galho de uma laranjeira nasceram sem semente e com um umbigo. Essa parte da planta foi multiplicada e então cultivada em diversos lugares diferentes. Esse tipo de laranja mutante, embora raro, ainda pode ser encontrado em pomares brasileiros.
Os pesquisadores da Embrapa acreditam que as frutas sem sementes serão cada vez mais acessíveis e que o consumo vai se popularizar em todo o Brasil. As melhorias nos processos de
produção e germinação das sementes e a maior procura nos supermercados devem estimular os agricultores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário