quinta-feira, 27 de setembro de 2012

AFINAL TRATA-SE DO MESMO ROUBO.

Você talvez não conheça nenhum madeireiro. Nem eu. Pois bem! Não os coloque todos na mesma categoria, porque muitos deles são sérios. Trabalham com madeira selecionada, plantada, autorizada pelo governo. São confiáveis! Não estão roubando a madeira do povo brasileiro. Eles a plantam.
Mas há os outros… Lembram o fazendeiro que não tendo paciência de esperar seu gado crescer manda roubar o gado alheio e o vende como se fosse seu. Estes pseudo-madeireiros dão um jeito de burlar a lei, pagar propina, enganar as autoridades e extrair madeira em ritmo frenético, madeira que não pertence a eles. São estes que mandam matar os defensores do verde.
Nos últimos tempos tem havido um esforço desesperador da parte deles para roubar do povo brasileiro o máximo de madeira que puderem no, ainda hoje, anonimato de seus roubos. Como preveem que, por conta dos satélites, isso não será mais possível num futuro bem próximo, por causa da vigilância cada dia mais intensa, assim como da oposição de ONGs, associações de defensores do verde e da natureza, eles correm contra o tempo. Roubam enquanto podem.
O fato de compradores não aceitarem mais madeira não registrada explica por que aumentou tanto o desmatamento nos últimos anos. Eles sabem que a vigilância tornará impossível viver da maneira criminosa como vivem e não lhes interessa trabalhar segundo a lei, como outros madeireiros o fazem.
Sabem que serão presos, sabem que a multa é caríssima, mas sabem que por conta de alguns fiscais corruptos ainda há impunidade em algumas áreas. Vão primeiro tentar roubar o quanto puderem e, depois, lutar para saírem impunes, com anistia geral, como tem ocorrido frequentemente neste país.
Terão que descobrir outras maneiras de fazer dinheiro ilícito porque madeira não dará mais lucro fácil. Talvez alguns se mudem para as grandes cidades para explodir cofres de banco… Afinal trata-se do mesmo roubo. Tiram o que é dos outros; uns a madeira, outros o dinheiro…

Nenhum comentário:

Postar um comentário