segunda-feira, 3 de setembro de 2012

AMÉRICA DO SUL CADA VEZ MAIS URBANA

“A América Latina é a região mais urbanizada do mundo, mas também uma das menos povoadas em relação ao seu território. Quase 80% de sua população vive em cidades, uma proporção superior à do grupo de países desenvolvidos”, afirma um relatório da ONU.
O Cone Sul, do qual o Brasil faz parte, é a zona onde há mais proporção da população vivendo em cidades, seguido pelos países andinos e pelo México - com uma taxa de população urbana de 85% atualmente -, logo atrás vem o Caribe e a América Central.
O relatório, intitulado “O estado das cidades da América Latina”, revela ainda que o número de cidades na região aumentou seis vezes em 50 anos. Metade da população urbana, cerca de 222 milhões de pessoas, vive em cidades com menos de 500 mil habitantes, e 14% (65 milhões de pessoas) vivem em megacidades. Nos últimos anos, no entanto, o crescimento demográfico e a urbanização perderam força, assim como a migração do campo para a cidade, e “a evolução demográfica das cidades tende a se limitar a um crescimento natural”, diz o documento.
“As migrações são agora mais complexas e ocorrem principalmente entre cidades, às vezes através de fronteiras internacionais”, sustenta a ONU. O relatório destaca com preocupação que as cidades são cada vez menos compactas e seguem se expandindo fisicamente, apesar da desaceleração demográfica, de uma maneira que “não é sustentável”.
No plano econômico e social, a ONU conclui que as 40 principais cidades da América Latina produzem anualmente um PIB de mais de 842 bilhões de dólares e são verdadeiros motores da economia regional. Também constatou que o índice da população urbana pobre caiu, mas 124 milhões de pessoas vivem na pobreza – o que equivale a uma em cada quatro moradores das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário