terça-feira, 24 de julho de 2012

O FUTURO,,, É A GENTE QUE FAZ.


Felicidade não é loteria. É fruto do trabalho, planejamento e capacidade de esperar
A ema é a maior ave do continente americano. A envergadura de suas asas pode alcançar um metro e meio e seu peso chega a atingir 36 quilos. Seu ninho tosco é feito numa depressão do terreno em campo aberto e, quase sempre, acolhe mais de 20 ovos. O casal se reveza na tarefa de chocar esses ovos.
Um fazendeiro adquiriu um casal de emas e cuidou dele com todo o capricho. Certo dia notou que existiam, dispersos, alguns ovos. Com cuidado, recolheu-os na fazenda, evitando que fossem devorados por predadores, esperando o momento certo para que fossem chocados. Os dias passaram, a fêmea não se interessou por eles e acabaram se estragando. Consultou um veterinário, que explicou o modo de agir dessas aves.
Quando a ema vai chocar seus ovos, primeiro põe, estrategicamente colocados, alguns ovos junto à área onde irá construir seu ninho. Esses ovos não serão chocados e, futuramente, servirão para o alimento de seus filhotes. Os ovos estragados atrairão centenas de moscas e outros insetos que servirão de alimento para os esfomeados filhotes. A cada dia rompem a casca de um ovo e com ele os pais darão aulas práticas sobre a maneira de sobreviver. E o veterinário concluiu a explicação quanto ao caso do fazendeiro: prevendo a falta de alimentos, a mamãe ema não chocou ovo algum.
Planejar é preparar o amanhã. Desde cedo a criança precisa aprender a arte de planejar. Elas devem ser orientadas, desde pequenas, a arrumar seus quartos, cuidar dos livros e lembrar onde deixaram suas coisas. Quando isso não acontece, teremos um adulto dependente e incapaz de tomar decisões corretas. Na vida há causas e consequências. O amanhã é preparado hoje. Todo o ganho supõe algum tipo de perda, e toda a perda pode originar um ganho.
Nem sempre a juventude aceita esperar. Querem ser felizes agora. E a felicidade não é loteria. É fruto do trabalho, do planejamento e da capacidade de esperar. A natureza nos ensina isso de muitas maneiras. Um pinheiro da floresta demora até 30 anos para tornar-se adulto, mas a aboboreira precisa de apenas algumas semanas para completar seu ciclo. A ema nos ensina a pensar no amanhã. E o futuro não é simplesmente um espaço que nos aguarda; nós o construímos.
Este futuro terá a dimensão de nossos sonhos. O milagre da vida é muito grande para ser ignorado. Não podemos contentar-nos com o mínimo necessário para marcar nosso lugar, mas devemos lutar pelo máximo possível. Sorte ou azar pode acontecer uma vez ou outra, mas a lógica da vida se impõe na maioria absoluta dos casos. Cada um é autor e executor de sua história, do seu projeto. Podemos optar pela lei do menor esforço ou assumir a dimensão do desafio. Não devemos ter a preocupação de superar os demais; devemos superar a nós mesmos. É a escolha entre a abóbora e o pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário