sexta-feira, 13 de julho de 2012

GOTAS DE OTIMISMO


Lembro a narrativa de uma experiência singular, fruto amargo de uma péssima convivência que se transforma em doce relacionamento. Uma vez havia uma nora intrigada com a sogra e uma sogra amargurada com a nora pelos maus tratos. O clima foi se tornando sempre mais insuportável, a ponto de a nora procurar um especialista que lhe indicasse umas gotinhas para matar lentamente a sogra.
O sábio especialista, muito humano e inteligente, se prontificou a ajudar no suposto homicídio lento. Passou para a nora um frasco de um produto fatal que ela deveria dar, em gotas, para a sogra detestada. Porém recomendou que, ao dar as gotas, ela procurasse agradá-la de todas as formas e tratá-la com muito carinho. Assim, após o tempo previsto para a morte, ninguém desconfiaria de seu crime.
Uma vez iniciado o processo homicida, entre as duas começou a se formar um clima bom, tranquilo e amável. Foram terminando as intrigas e ofensas mútuas e começou a nascer uma relação amistosa e saudável. Na medida em que o tempo ia passando tudo ia mudando. A casa não era mais o espaço dos ranços, mas de jovialidade e ternura.
O tempo previsto para o desfecho do homicídio vinha se aproximando. A amizade entre nora e sogra ia aumentando, a ponto de todos ficarem encantados com a mudança. A nora começou a ficar apavorada pelo risco de perder uma amizade redimida. Então, foi correndo ao especialista para ver se havia possibilidade de reverter o processo de morte de sua sogra. O sábio sorriu e disse não ter problema, pois ele havia dado um frasco de água, como se fossem gotas de veneno, para provocar uma nova convivência entre as duas. No final da história, o que era tempestade virou bonança, o que era ameaça de morte se tornara um agradável convívio e o veneno imaginado se tornou remédio.
O outro, ou a outra, é o que eu faço dele ou dela. A forma como trato os outros pode criar inimigos ou amigos para sempre.
O clima é sempre um elemento determinante para que a semente germine, cresça e produza frutos. O clima garante a vida ou a morte da natureza. Em clima prolongadamente seco desponta o deserto. Em clima excessivamente frio tudo se paralisa. Em clima de intenso calor o trabalho não flui e até a respiração se ressente. Todos desejamos um clima ideal.
Assim também acontece na vida e na convivência humana. Em clima tenso e opressivo ninguém se sente livre e tranquilo. Em clima de diálogo e alegria, há passagem serena para se transitar. Em clima de respeito e amor, de atenção e cuidado, a vida familiar germina, a casa atrai e aproxima, as pessoas se fortalecem e se lançam para qualquer direção, sem medo de cair na solidão.
Enfim, as gotinhas de otimismo e bom trato, de atenção e cordialidade podem redimir as mais complicadas relações, transformando o que parece ser um inferno em céu de agradável amor. Nunca é demais lembrar que tudo o que é bom, justo e agradável tem o seu preço. É melhor pagá-lo com o amor do que aprisionar-nos num labirinto de morte.


                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário