sexta-feira, 13 de julho de 2012

O CRIME VENCEU.


Que o brasileiro sente medo, efeito dos elevados e crescentes índices de violência, ninguém jamais duvidou. Mas os dados apurados pela pesquisa do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) vão além das projeções mais realistas e coerentes. Mais de 60% dos entrevistados revelaram sentir muito medo de assalto à mão armada, assassinato e arrombamento de residência.
Além desse temor generalizado, o levantamento realizado com pessoas de todas as regiões do país mostra falta de confiança nas polícias, em especial na Civil e na Militar. Somente a Polícia Federal teve índice superior a 10% na resposta ‘confia muito’.
Se o brasileiro está com medo e não tem confiança em quem deveria dar-lhe proteção, significa que ele está vivendo em total insegurança e sem perspectivas de que o atual cenário possa mudar sequer a médio prazo. Talvez isso explique um pouco melhor os altos muros, as cercas eletrificadas e os guardas particulares ao redor de residências e condomínios. Não passam de uma tentativa desesperada de obter segurança. Verdadeiros bunkers servem apenas como vitrine para a sensação de tranquilidade que se dilui a cada nova estatística.
Isso vale para as cidades e o campo, com a diferença de que quanto mais se penetrar no interior menor será a presença de policiais. E se na cidade, aonde eles atuam com mais intensidade e de forma ostensiva, os índices de criminalidade não param de crescer, no interior, marcado pela ausência quase absoluta, o medo é maior ainda.
Que os números da pesquisa possam influenciar governantes a se empenharem para atingir um estágio mínimo de segurança para todos. Viver sob o domínio do medo é abrir mão da liberdade, do convívio em sociedade, da cidadania e da própria alegria. É o palco ideal para a peça temida por todos, cujo cartaz estampa: o crime venceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário