quinta-feira, 19 de julho de 2012

ATLETAS DE FIM DE SEMANA

Fazer exercícios físicos uma vez por semana pode ser um problema para a saúde. De acordo com especialistas de unidades vinculadas ao Ministério da Saúde, os atletas de fim de semana - aqueles que praticam alguma atividade física, como o futebol, no sábado ou no domingo - correm mais risco de sofrer lesão muscular ou problemas cardíacos.
O ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) José Inácio Salles destaca alguns dos perigos deste hábito. “As pessoas que jogam futebol nos finais de semana e não fazem exercícios regularmente correm mais risco de se machucar, de ter tendinite, artrose, ou, até mesmo, uma torção de joelho. Exercício físico uma vez por semana é risco sempre”, explica o ortopedista.
Além das contusões musculares, os atletas de fim de semana podem sofrer problemas do coração, segundo o cardiologista Justo Leivas, de Porto Alegre (RS). “Quem submete o organismo a uma carga muito grande de exercício pode sofrer algum problema cardiológico, como um infarto, arritmias graves ou, até mesmo, ter uma morte súbita”, alertou Leivas.
O cardiologista também defende a prática de exercícios regulares, cinco vezes por semana. Se isso não for possível, ele aconselha que a atividade física seja realizada, no mínimo, três vezes por semana. Neste caso, na sua opinião, o ideal é a prática em dias alternados, ou seja, não adianta malhar três dias seguidos e passar quatro sem fazer nada. Os médicos também aconselham colocar atividade física na rotina diária: usar a escada em vez do elevador, descer do ônibus algumas quadras antes para dar uma caminhada, ir a pé à padaria do bairro etc.
Moderação - Em geral, os médicos não aprovam a prática de esportes concentrada em apenas um dia. Mas, se essa é a única opção que a pessoa tem, alguns cuidados podem evitar danos. Entre ficar parado e praticar exercícios físicos apenas nos dias de lazer, a orientação é se exercitar. O cuidado, então, é praticá-los de forma moderada. Os problemas ocorrem quando a pessoa não respeita os limites de seu corpo, empregando um esforço exagerado. Nesse caso, as chances de surgirem lesões, crises de hipertensão, desidratação e até o popular mal súbito são bem maiores.
As regras básicas, para qualquer atleta, regular ou de fim de semana, são aquecer-se antes de iniciar a prática esportiva; fazer alongamento antes e depois da atividade; usar roupas, calçados e equipamentos adequados; ingerir água; não exercitar-se de estômago vazio nem sobrecarregado; evitar os horários de maior incidência dos raios solares e usar protetor solar em atividades ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário