quinta-feira, 19 de julho de 2012

A CURA


Cura física e cura espiritual.
A cura espiritual é feita, obviamente por meios espirituais: seja por uma palavra, por um cântico ou louvor, por um agir muito particular de DEUS. Afinal, todos nós possuímos deficiências espirituais, sejam elas uma dose desequilibrada de amor, falta de compaixão, necessidade de autodomínio, dificuldade para sentir e entender DEUS, entre outras.
Agora, a cura física não é e não tem sido tratada somente fisicamente através de profissionais habilitados da medicina. Ela também tem sido feita espiritualmente. Fortes correntes religiosas embasam sua fé nisso.Vemos o caso, por exemplo, do Pentecostalismo (uma vertente do Protestantismo) e sua descendência. Eles atribuem muitas curas a DEUS e não raro, em suas pregações enfatizam isso, entendendo que o homem ou mulher de fé podem ser habilitados a curar, sendo usados quais canais de DEUS para isso, tendo como mediação, Jesus.Temos, não muito longe dessa linha, o Catolicismo que também acredita na cura Divina ou espiritual. No entanto, se diferem no sentido de creditar às curas aos santos ou a homens e mulheres de fé já mortos (que poderão ou não serem beatificados). Tais curas também são bastante difundidas pelos meios de comunicação e é evidenciada pela quantidade de devotos que regularmente se dirigem a uma igreja ou local sacro para agradecimentos.Numa linha diferente das citadas, há o espiritismo que entende que homens ou mulheres podem ser usados quais canais de espíritos (mediunidade) e uma vez que tais espíritos sejam de médicos falecidos ou de pessoas ligadas à saúde, estes podem utilizar-se de tais médiuns para a realização de curas, estas envolvendo inclusive a utilização de materiais cirúrgicos quando necessário.Isso sem citar o Xamanismo (de sua forma mais primitiva à mais atual), o Reiki, Johrei, entre tantos outros, que também promovem a cura.
O Veronismo também acredita na cura. Porém, entende que a cura é possível pelo ato da fé. Fé e entrega do canal emissor e fé e entrega do canal receptor. Segundo o Veronismo, todos possuem a habilidade da cura (inclusive para a auto-cura), no entanto para alguns seres esse processo é mais latente e de fácil execução, para outros, exige-se mais exercício e dedicação. Mas, existem algumas limitações: acredita-se que a cura é possível desde que sob ela esteja algum forte aprendizado espiritual que eleve ambos os canais (emissor e receptor) ou que a patologia existente seja advinda de alguma deficiência espiritual ou emocional (relação essa última que inclusive a medicina comprova).
E você? O que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário