sábado, 10 de março de 2012

TEORIA E PRÁTICA NA PIOLÍTICA

A política teve origem na Grécia Antiga quando iniciaram as organizações “cidade - estados”. Chamou-se “polis” e em latim “politicus”.

Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 A.C-322 A.C), “o homem é um animal político e o ser humano é incapaz de viver isolado dos demais”. Daí, a necessidade de promover associações e o próprio Estado.
O conceito de política é abrangente e caracterizado pela coletividade. Não é possível praticá-lo sem a participação coletiva. É importante, os representantes públicos, serem conhecedores da teoria política para promover o bem-estar público. Tal bem estar não depende apenas daquele responsável pela sua promoção, mas também dos demais envolvidos no processo: a população.
Alguns critérios deveriam nortear a escolha através dos eleitores, ética, conhecimento do candidato (carreira profissional, formação, objetivos ) situação do município. Os escolhidos para serem representantes serão os incumbidos para desenvolver e aplicar as políticas públicas. Usarão os recursos oriundos dos impostos pagos pelos munícipes.
É lamentável que determinados critérios empregados para a escolha de um candidato são equivocados. Por isso, pessoas sem a mínima condição ética e intelectual tornam-se “representantes”. Inúmeras situações prejudiciais ao município e á comunidade ocorrem em razão disso.
Erroneamente, a maioria dos políticos , que deveriam ser autores, são atores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário