quarta-feira, 21 de março de 2012

A MELHOR EXPECTATIVA DE FELICIDADE

Em termos de expectativa de felicidade futura, o Brasil parece imbatível. Ao atribuir nota 8,6, em uma escala que vai de zero a dez, para o índice de satisfação com a vida em 2015, o brasileiro lidera, pela quarta vez consecutiva, o ranking do Índice de Felicidade Futura (IFF), elaborado pelo Centro de Políticas Sociais da FGV, a partir de dados do Gallup World Poll. Foram ouvidas cerca de 200 mil pessoas de 158 países com o objetivo de apurar a expectativa de felicidade nos próximos cinco anos e no presente.

Entre os brasileiros, a mulher é mais feliz. Elas informaram índice médio de 8,98 – contra 8,56 dos homens. Já sobre a felicidade presente, item em que o Brasil também lidera, as notas caem: 6,73 das mulheres e 6,54 dos homens.
Nos Estados Unidos, a nota para a felicidade futura foi 8, o que deu ao país a 14ª posição na lista. Países europeus estão mais atrás, como Irlanda, em 16º, Reino Unido, em 26º, Itália, em 56º e Alemanha, em 62º. Grécia e Portugal estão em 145º e 146º, respectivamente. A última colocada em esperança de felicidade é a Síria,
Entre os países da América Latina, a Argentina teve nota 7,4 e ficou na 41ª posição, enquanto o Uruguai ficou em 46º lugar, com 7,3. Já o Peru teve 7,2 e foi 51º colocado. A média mundial foi 6,7.
- O Brasil é o país mais positivo do mundo. As posições de Portugal e Grécia podem estar relacionadas à crise econômica, mas também é uma questão cultural: a música de Portugal é o fado, enquanto do Brasil é o samba”, afirmou o economista da FGV Marcelo Neri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário