quarta-feira, 14 de março de 2012

NÚMEROS NOMEIAM RUAS

Em que rua você mora? Na Rua Dois. Se estiver no Brasil, esta deve ser a resposta mais frequente a esta pergunta. Explica-se: este é o logradouro mais comum no país. Mais de 1.534 ruas brasileiras têm esse nome.

Segundo levantamento da ProScore, Bureu de Informação e Análise de Crédito, os nomes de ruas mais utilizados no Brasil são os alfanuméricos. A partir de uma base de dados com mais de 710.000 registros de ruas, os pesquisadores constataram que Rua Dois é o logradouro mais comum, seguido de perto pelo Rua Três, com 1.513 repetições em todo território nacional. De acordo com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, existem aproximadamente 815.000 diferentes nomes de ruas nos 5.565 municípios brasileiros.
“A liderança dos nomes alfanuméricos provavelmente ocorre porque eles são usados para identificar ruas criadas provisoriamente em bairros, distritos e loteamentos novos, as quais acabam ficando com esses nomes por longos anos. Todas possuem CEP´s diferentes, ou seja, são localizações distintas”, explica Mellissa Penteado, diretora de Marketing da ProScore.
Curiosamente, a cidade que mais usa os nomes Rua Dois e Rua Três é a mesma: Cuiabá, no Mato Grosso, com 46 logradouros cada. As demais são Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ), com uma média de 41 logradouros para a “Rua Dois” e 36 logradouros para “Rua Três”. Já a cidade campeã em repetição de nome de rua é Aracaju, no Sergipe, com 107 ruas B. No ranking geral, a Rua B aparece em quarto lugar, com 1.380 repetições no país.
Homenagens a santos, datas comemorativas e a personalidades também são bastante utilizados para nomear ruas. São José em 19º lugar no ranking geral tem 638 logradouros; Santo Antônio, na 25ª posição, possui 554 ruas no território nacional. Sete de Setembro ocupa a 37º lugar, nomeando 428 ruas; Tiradentes fica em 42º lugar com 384 logradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário