terça-feira, 6 de março de 2012

O LAGO DA VIDA.

Depois de permanecer isolado por aproximadamente 15 milhões de anos, o misterioso lago Vostok, situado debaixo de uma camada de gelo de quatro quilômetros, na Antártida, poderá ser, finalmente, desvendado. Após 20 anos de perfurações na região, uma equipe de cientistas russos alcançou a superfície do lago da vida, como foi batizado pela comunidade científica.

Vostok tem cerca de 300 quilômetros de comprimento, 50 quilômetros de largura e quase mil metros de profundidade em algumas regiões. Sua água doce, saturada de oxigênio como nenhuma outra no planeta, pode abrigar formas de vida pré-históricas, espécies de bactérias que sobreviveram a diversas mudanças climáticas e geológicas e podem ajudar a explicar a origem da vida na Terra e a possibilidade de sua existência em outros planetas.
“Essa água é provavelmente a mais antiga do planeta. Não temos provas concretas, mas os dados indicam que, no fundo do lago, deve haver formas de vida como extremófilos”, afirmou a cientista chefe da expedição do Instituto de Pesquisas Árticas e Antárticas da Rússia, Valery Lukin.
“Se não encontrarmos nada, isso também seria uma descoberta. Mas se acharmos algum organismo, poderemos estudar a evolução de espécies que não tiveram nenhum contato durante milhares de anos com a atmosfera terrestre”, disse. Os cientistas afirmam ainda que os resultados da exploração no lago ajudarão a prever as mudanças climáticas na Terra durante os próximos séculos, já que o Vostok guarda a memória climática dos últimos séculos.
A intenção dos cientistas é levar amostras de água congelada do Vostok à Rússia em maio. “Aí saberemos se Vostok é o lar de novos micro-organismos, bactérias ou nada”, declarou Lukin.
Alguns cientistas ocidentais se mostraram preocupados com o risco de contaminação do lago, mas os russos garantem ter usado equipamentos especiais de perfuração para não danificar o ecossistema do Vostok. A Rússia é, pela primeira vez, líder mundial em algum campo científico desde que Yuri Gagarin se tornou o primeiro astronauta da história, em abril de 1961. É preciso reconhecer que a casualidade jogou a favor dos russos. Quando abriram sua estação de pesquisa na Antártida, em 1957, eles não sabiam que, justo debaixo dela, havia um lago. Vostok é o maior lago subterrâneo entre os mais de 100 que se encontram sob o continente gelado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário