quarta-feira, 21 de março de 2012

PIPOCA: UM PRODUTO DA ANTIGUIDADE.

Apesar de ser uma guloseima associada às salas de cinema da sociedade moderna, estudos comprovam que os peruanos da antiguidade já consumiam pipoca 1.000 anos antes do que se acreditava, muito antes da utilização da cerâmica.

Um grupo de pesquisa liderado por Tom Dillhay, da Universidade de Vanderbilt (EUA), e Duccio Bonavia, da Academia Peruana de História, descobriu alguns dos mais velhos milhos usados para estourar pipoca nas cidades de Paredones e Prieta, no norte do Peru. Os grãos de milho encontrados foram datados como sendo de 6,7 mil anos. Ou seja, apareceram bem antes das salas de cinema.
Os milhos com essa finalidade são os mais antigos descobertos na América do Sul e mostram que os nativos daquela época comiam milho de diversas formas, além da nossa pipoca. Dentre os pratos que tinham como base o milho, os peruanos de milênios atrás comiam também o milho em flocos e açucarados, parecidos com os dos atuais cereais, segundo Dillhay.
De acordo com Dolores Piperno, cientista do grupo e curadora do Museu Smithsonian de Nova York, no “Novo Mundo”, o milho foi “domesticado” primeiramente no México, quase nove mil anos atrás, antes de chegar às terras que hoje formam o Peru. “Nossas pesquisas mostram que apenas mil anos depois de ser iniciado o cultivo do milho na América do Sul, o milho evoluiu e se transformou em uma variedade de espécies diferentes, inclusive na região andina”, afirmou.





Nenhum comentário:

Postar um comentário