domingo, 11 de março de 2012

ME DEU UM BRANCO TOTAL.

Pois é, já teve um daqueles brancos criativos quando não adianta o que você faça, você simplesmente não consegue produzir nada? Sabe, quando você senta na frente do computador e fica encarando o cursor do editor de textos piscando sozinha na tela, te pressionando a digitar alguma coisa e mesmo assim nada. Ou quando você abre o caderno, pega a caneta, olha pras linhas azuis da folha em branco e de repente passou meia hora e você não fez nada além de morder a tampa da caneta, fazer rabiscos no canto da folha ou ameaçar começar a escrever só pra parar no último instante e voltar à imobilidade original.

É exatamente assim que estou aqui hoje, ou pelo menos estava até uns minutos atrás, completamente hipnotizado pelo piscar do cursor. E não é por falta de assunto, há muito o que poderia ser discutido por aqui, e que em um dia de criatividade normal eu estaria bem feliz em comentar. Tivemos o julgamento do Lindemberg, 4 anos depois do crime, tivemos o ex-presidente Lula voltando pra casa, tivemos também o Irã investindo mais em seu programa nuclear, isso sem falar do Carnaval, o verdadeiro início de ano brasileiro.
Mas, por incrível que pareça, nada disso me deu muito ânimo pra escrever, nada mesmo. Pensei também em escrever sobre algo mais light, sei lá talvez sobre cinema, sobre o lançamento de Star Wars 3D, ou sobre o Motoqueiro Fantasma 2, ou até sobre os indicados ao Oscar desse ano. Mas também não saía nada, continuávamos aqui, só eu e o vai e vem do cursor.
Branco total, nada na cabeça, acho que quase entrei em transe aqui por um momento, daí surgiu a ideia: Taí, já que só me fica esse maldito branco na cabeça, por que não escrever um pouco sobre isso? Afinal todo mundo tem esses lapsos de criatividade não é mesmo? Ou vai me dizer que você nunca passou por um crise criativa desse tipo?
O mais impressionante sobre esses brancos é que eles parecem só acontecer quando você tem, ou melhor, tinha um prazo para produzir algo e agora chegou a hora de entregar o texto/artigo/trabalho/etc. e você ainda não fez nada.
Não dá mais pra procrastinar, nem pra dar um jeitinho, ou adiar o prazo, você precisa produzir e simplesmente não sai! Às vezes nem é algo assim tão importante como a sua dissertação de mestrado ou alguma coisa pro seu trabalho, pode ser só um post para o blog que você escreve com uns amigos, mas o prazo está lá, por mais flexível que seja, e o seu trabalho está aí, parado na sua frente, completamente em branco, com exceção daquele maldito cursor que fica piscando na frente dos seus olhos, marcado o início de um grande espaço vazio e martelando na sua cabeça: escreva… escreva… escreva…
E aí? Já escreveu?…

Nenhum comentário:

Postar um comentário