terça-feira, 10 de maio de 2011

QUASE 25% DOS BRASILEIROS SOFRE DE HIPERTENSÃO

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra que a proporção de brasileiros diagnosticados com hipertensão arterial aumentou nos últimos cinco anos, passando de 21,6% em 2006 para 23,3% no ano passado. De acordo com o estudo, o diagnóstico de pressão arterial elevada é maior entre as mulheres (25,5%) do que entre a população masculina (20,7%). “Nos dois sexos, no entanto, a hipertensão se torna mais comum com o avançar da idade, alcançando cerca de 8% dos indivíduos entre os 18 e os 24 anos e mais de 50% das pessoas na faixa etária de 55 anos ou mais”, explica o Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Quanto maior a escolaridade, menor a taxa de incidêmcia da doença.

Porto Alegre (RS) é a segunda capital do país com o maior percentual de pessoas hipertensas, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. A doença afeta 25,5% dos porto-alegrenses. As mulheres seriam as principais responsáveis pela alta incidência da doença na capital gaúcha. Enquanto os homens de Porto Alegre ocupam a sétima posição do país, com 20,7% de hipertensos, elas estão na segunda colocação, com 29,5%.
O Ministério da Saúde credita parte do aumento da hipertensão na população brasileira ao maior acesso ao diagnóstico. Segundo os responsáveis pela pesquisa, as mulheres procuram mais o diagnóstico na atenção básica, o que explicaria a maior prevalência da doença entre elas, em todo o país.
A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial é igual ou superior a 14 por 9. A doença é causada pelo aumento na contração das paredes das artérias para fazer o sangue circular pelo corpo. Esse movimento acaba sobrecarregando vários órgãos, como coração, rins e cérebro. Se a hipertensão não for tratada, algumas das complicações são: entupimento de artérias, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. Obesidade, sedentarismo e diabetes favorecem a elevação da pressão arterial, assim como o excesso de sal (sódio) na alimentação.
Na tentativa de melhorar a qualidade da dieta dos brasileiros, prevenindo doenças como a hipertensão, o Ministério da Saúde e as associações que representam os produtores de alimentos processados firmaram termo de compromisso para diminuir o sal (sódio) nos alimentos industrializados. O acordo estabelece um plano de redução gradual na quantidade de sódio presente em 16 categorias de alimentos, começando por massas instantâneas, pães e bisnaguinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário